metropoles.com

Dona do Mundo dos Filtros, família Mothé agora investe na Bio Mundo

Com o apoio do pai, criador de rede de filtros que tem 29 unidades no DF e Entorno, os três filhos de Edmar Mothé entraram no mercado de produtos naturais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Castro/Divulgação
Bio Mundo Adrian Mothé
1 de 1 Bio Mundo Adrian Mothé - Foto: Fernando Castro/Divulgação

Tubos enormes – que mais parecem baleiros – vendem a granel cereais, frutas secas e desidratadas, farinhas, temperos, chás, grãos e castanhas. Nas prateleiras, há sucos, biscoitos, suplementos e muitos produtos sem lactose e sem glúten. Em tempos de busca por uma vida mais saudável, a loja Bio Mundo tornou-se um paraíso de comidinhas e lanches alternativos para muita gente. A marca se espalhou pelo Distrito Federal em uma rapidez impressionante, mesmo durante a crise. Em maio, havia duas unidades da Bio Mundo. Três meses depois, elas são seis.

O que parece uma franquia importada é, na verdade, um empreendimento brasiliense. Um negócio familiar capitaneado pelo empresário Edmar Mothé, 64 anos, que nasceu de um desejo da filha Adriana, de 26. Ela imaginava montar um negócio em que pudesse aliar cuidados com o planeta e a saúde das pessoas.

Daí, veio a ideia de Edmar: vender produtos a granel. Ele se baseou em experiências vistas nos Estados Unidos e na Europa. “Eu já era consumidor de produtos naturais. Pensei nas pessoas que levam uma vida semelhante e buscam hábitos mais saudáveis”, conta ele, que, nas horas vagas, joga futebol no Minas Brasília Tênis Clube, no time Sessentão Estrela.

Fernando Costa/Divulgação
Rafael, Adriana e o pai: empreendedorismo ensinado em casa


Empreendedor nato

Mothé é um empreendedor nato. Na década de 1970, o empresário deixou a cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e veio para a capital federal. Ganhou a vida como vendedor de porta em porta. “Morava em uma república na W3, fui funcionário em um escritório, mas não rendia muito. Eu tinha habilidade com vendas, vi nisto uma forma de crescer”, conta.

Depois de comercializar títulos e previdências, Edmar Mothé criou uma empresa para formar vendedores. Os produtos oferecidos eram filtros. “Tivemos estandes de vendas em shoppings e supermercados. Mais tarde, surgiu a primeira loja da Mundo dos Filtros na 102 Sul”, relembra.

Quando os filhos nasceram, o pai já era um bem-sucedido empresário. De forma natural, foram incorporados à empresa. A família cresceu imersa no mundo empreendedor do patriarca. Não por acaso, Bruna, Rafael e Adriana (foto no alto da página) formaram-se em administração.

Antes mesmo de se formarem, já ajudavam o pai na gestão de uma rede que, hoje, tem 29 unidades espalhadas em 14 regiões administrativas do Distrito Federal, e nas cidades goianas de Águas Lindas, Valparaíso e Luziânia. O trabalho aumentou em dezembro do ano passado, quando a primeira Bio Mundo foi inaugurada no piso térreo do Boulevard Shopping.

Divulgação
A filial do Venâncio, a maior das seis lojas abertas até agora


Oportunidade na crise

A rapidez com que se multiplicam as lojas de produtos naturais chama a atenção, sobretudo porque, nesse período, crise é a palavra de ordem. No entanto, para Adriana, a situação atual é importante para quem trabalha com empreendedorismo.

Para quem tem visão de mercado, coragem e capital para investir, a crise traz oportunidades. Pode-se encontrar aluguéis mais baratos, espaços melhores, facilidade em contratar pessoal

Adriana, que é diretora de marketing da Bio Mundo

Rafael, 36 anos, também passou a se dedicar ao novo empreendimento, enquanto Bruna, 31, ainda se divide entre os “dois mundos” — o dos filtros e o dos produtos naturais. A caçula é a maior entusiasta do novo projeto.

Em maio de 2015, Adriana começou a se envolver na criação da rede. Baseada em observações feitas durante viagens internacionais, pensou em cada detalhe. Os cartões de apresentação das lojas são de papel reciclado. Para itens maiores, são usadas sacolas de plástico biodegradável. A iluminação é feita com lâmpadas de LED e os fornecedores são, preferencialmente, pequenos produtores da região.

Tanto arrojo assustou até o próprio Edmar Mothé. Muitas dessas ideias implicavam custos maiores. Adriana teve de convencer o pai de que cada detalhe era importante. Agora, o plano é, no final do ano, desenvolver um sistema de franquias da Bio Mundo e abrir mais lojas DF afora.

Onde ficam as lojas Bio Mundo:
Shopping Boulevard (final da Asa Norte), Shopping Venãncio (Setor Comercial Sul), Gilberto Salomão (Lago Sul), 105 Sul e Terraço Shopping.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?