Dia da Mulher: chefs do DF indicam mulheres na gastronomia local
O portal conversou com sete chefs renomadas do DF, que indicaram nomes da gastronomia brasiliense para celebrar o Dia da Mulher. Veja
atualizado
Compartilhar notícia
Na gastronomia, além da menor representação feminina, há muitas barreiras que as chefs de cozinha ou profissionais da área precisam enfrentar. Muitas mulheres, no entanto, lutam contra as estatísticas diariamente, mostrando talento e determinação para alcançar o reconhecimento que tanto merecem.
Para celebrar o Dia da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8/3), o Metrópoles conversou com sete chefs renomadas do Distrito Federal para saber quais outras mulheres da gastronomia brasiliense merecem ser homenageadas nesta data.
Confira mais detalhes abaixo:
Laisa Morgana indica Luiza Jabour
Formada em gastronomia, a confeiteira Laisa Morgana é especialista na produção de cupcakes, bolos, brigadeiros, pipocas gourmet e diversos outros doces. Para ela, a chef Luiza Jabour, da rede Almeria, tem sido uma inspiração como empreendedora, mulher, esposa e, agora, também como mãe.
“Sabemos o quanto as mulheres acumulam várias funções e ela consegue administrar muito bem todas elas, sempre dando o melhor! Sou muito grata por poder acompanhar de perto sua trajetória de tantas lutas, mas também de vitórias. Ela é merecedora do sucesso que tem vivido!”, diz Laisa.
Raquel Amaral indica Raquel Pacheco
A chef brasiliense Raquel Amaral é referência na capital. Além de ter feito parte da terceira temporada do reality culinário The Taste Brasil, ela participou do MasterChef Brasil e até chegou a trabalhar no restaurante Maní, da chef Helena Rizzo – sua grande inspiração.
No DF, a chef Raquel Pacheco, idealizadora do restaurante Casa de Vó, também tem um espaço em seu coração. “Admiro por manter a gastronomia tradicional e afetiva com muito sabor, carinho e qualidade. As comidas são sempre feitas com mestria e sempre me sinto em casa no restaurante dela.”
Renata Carvalho indica Maria Eduarda Patriota
Renata Carvalho, sócia-fundadora do Ricco Burger, Casa Mar Boteco e Entrequadra Burger, indica Maria Eduarda Patriota, chef da cafeteria e confeitaria Pató.
“Duda mistura técnica e constância em suas receitas e, para mim, é o grande nome da nova geração de chefs de Brasília.”
Catarina Freire indica Amanda Nasser
Catarina Freire comanda a cozinha do SANTÚ comedoria. Questionada sobre uma mulher inspiradora do quadradinho, ela cita Amanda Nasser, com quem estudou na faculdade.
“Amanda estudou comigo e trabalhamos juntas no Saveur Bistrot, ainda na faculdade. Depois que a gente se formou, ela abriu a Manjuca, uma empresa de comida transparente, prática e congelada. Amanda me inspira diariamente nos desafios do empreendedorismo, fazendo parte da minha rede de apoio.”
Babi Frazão indica Cecília Araújo
A brasiliense Bárbara Frazão ganhou a última temporada do MasterChef Profissionais. Ao Metrópoles, ela afirma que não poderia deixar de citar a sua mãe, braço direito em seu restaurante, o Afeto, situado na Quituart, Lago Norte. Outra inspiração é Cecília Araújo, da Cozinha Alice.
“Ela é uma profissional linda, que encanta todos com muita técnica, profissionalismo e preparos que adoçam a nossa vida! Ela me inspira por ser mãe, empresária e dominar a confeitaria de maneira extremamente profissional, séria e delicada”, afirma Babi.
Thais Terra indica Anke Weise
Especialista em bolos em buttercream, a confeiteira Thais Terra acredita que a proprietária do A Doce Alemã, Anke Weise, é o tipo de pessoa que está sempre pensando à frente, planejando e mirabolando temas para suas tortas alemãs. “Não tem nada que ela deixe passar despercebido.”
Ela, então, continua: “Ela passa toda sua paixão pelo lúdico para que encante adultos e crianças. E pode ter certeza que tem parceria, não só com amigos, mas com fornecedores. Se ela não te inspirar com os textos dela, com certeza vai te encantar pela beleza e sabor das tortas”.
Bruna Bertozzi indica Roberta Azevedo
Para finalizar a lista, a pesquisadora gastronômica Roberta Azevedo, da Comedoria Sazonal, foi a indicada por Bruna Bertozzi, fundadora da Páprica Burger, Munch Smash e De Paulina – Bodegón.
“Ela me inspira por sempre trazer a sustentabilidade no cardápio e priorizar um menu que abraça a sazonalidade dos ingredientes. Ela tem uma culinária que mistura culturas de uma forma sutil e com personalidade. Além disso, a Roberta pensa na composição do prato de uma forma que ele tenha muito sabor e riqueza nutricional.”