Dia da Cachaça: conheça rótulos produzidos no DF com destaque nacional
O Distrito Federal vem se destacando como um grande produtor de cachaça. Veja algumas opções para degustar e celebrar o Dia da Cachaça!
atualizado
Compartilhar notícia
Envelhecida, branca, premium… São tantos tipos de cachaça que a escolha do melhor rótulo para degustar é uma missão para lá de difícil. A tarefa fica ainda mais complicada ao decidir o sabor, já que há várias opções disponíveis no mercado, como jambu, abacaxi, mel e muitos outros blends.
A origem da cachaça está ligada ao cultivo da cana-de-açúcar, trazida pelos portugueses para o Brasil no período colonial. Ao longo dos séculos, a bebida tornou-se um símbolo cultural brasileiro, sendo utilizada tanto em coquetéis, como a famosa caipirinha, quanto para consumo puro.
O Distrito Federal vem se destacando como um grande produtor de cachaça, com uma variedade de rótulos que valorizam a produção artesanal. O resultado não poderia ser diferente: muitos ganharam reconhecimento em competições nacionais e internacionais.
Que tal conhecer algumas das “marvadas” produzidas DF para celebrar o Dia da Cachaça, comemorado nesta sexta-feira (13/9)?
Remedin
Criada por Cid Faria e sua família, a Remedin coleciona diversos prêmios com suas três versões de cachaça: prata (feita em alambique de cobre e descansada por quatro meses), ouro (envelhecida por um ano em barril de carvalho) e extra premium (envelhecida por três anos em barril de carvalho).
Três anos atrás, a empresa ganhou medalha de prata na Expocachaça 2021 com a Remedin Extra Premium 3 anos. No ano seguinte, em 2022, foi reconhecida entre as 250 cachaças mais queridas do Brasil pela cúpula da cachaça, e também foi campeã do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 com a Remedin Prata.
E não para por aí! Este mês, trouxe para o DF quatro medalhas no 1º Concurso de Cachaça realizado em Areia, na Paraíba. Os rótulos premiados foram: Jatobá-do-Cerrado (ouro); Jequitibá-Rosa (ouro); Casal Cachaceiro 4 madeiras (prata); e Gastrozinha (prata), desenvolvida pela chef de cozinha brasiliense Raquel Amaral.
Cachaça Saracura
A Cachaça Saracura é a primeira registrada de Brasília. Produzido por Élio Gregório, o produto é envelhecido por oito anos em barris de carvalho europeu, o que proporciona um sabor aveludado, com fragrância suave e amadeirada.
Entre os rótulos premiados, está a Saracura Extra Premium, que ganhou medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, realizado em Pernambuco, em 2018. O produto também conquistou o primeiro lugar no Concurso Vinhos e Destilados do Brasil, em 2019.
A Saracura 10 Anos Edição Especial é outra cachaça que foi agraciada nos concursos citados acima, e listada entre as 250 cachaças mais queridas do Brasil pelo V Ranking da Cúpula da Cachaça, competição que aconteceu em 2022.
Ararauna Cachaçaria
Catetinha, Parlamento e Sete Cancelas são as cachaças produzidas pela Ararauna Cachaçaria, fundada em 2020 por Carlos Magnum Nunes e família. A empresa terceiriza os produtos, mas sempre participa da curadoria e acompanha o processo desde o plantio ao envase.
A Parlamento Extra Premium 2ª Edição ganhou a medalha de ouro no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil, realizado em 2023. Envelhecida em barris de carvalho europeu por seis anos, tem notas de baunilha, cravo, amêndoa e nozes em seu aroma.
Casal Cachaceiro
O Casal Cachaceiro é um projeto idealizado pelos empreendedores Túlio Souza e Ellen Souza. As cachaças feitas por eles são produzidas no DF e guardam a melhor tradição mineira, desenvolvidas à moda antiga.
O produto Casal Cachaceiro 4 madeiras conquistou o segundo lugar no 1º Concurso de Cachaça, que aconteceu este mês, em Areia, na Paraíba. A cachaça inclui madeiras da Remedin, como o jequitibá-rosa e o jatobá do cerrado, que também foram premiadas com medalha de ouro no evento.
Cachaça Cavaco
A Cachaça Cavaco é a primeira cachaça 100% produzida no DF. Os itens comercializados pelo médico Josafá Cavalcante e sua família têm versões ouro, prata, duplo carvalho e jequitibá-rosa, além da amburana.
Os rótulos da cachaçaria brasiliense foram indicados por votação popular ao V Ranking Cúpula da Cachaça, em 2022, ficando entre as 250 melhores cachaças do Brasil.
Authoral Cachaça
O advogado e empresário Eduardo Moreth é o responsável pela Authoral, produzida em sua própria casa — desde o plantio da cana até o processo de fermentação e destilação. Antes mesmo de ser lançado, o produto ficou em primeiro lugar em um concurso de blends do Instituto Cana Brasil.
Indo além, a versão gold foi considerada a 14ª melhor cachaça do país no II Ranking da Cúpula da Cachaça.