metropoles.com

Dia da Cachaça: conheça rótulos produzidos no DF com destaque nacional

O Distrito Federal vem se destacando como um grande produtor de cachaça. Veja algumas opções para degustar e celebrar o Dia da Cachaça!

atualizado

Compartilhar notícia

Dia da Cachaça conheça rótulos premiados que são produzidos no DF
1 de 1 Dia da Cachaça conheça rótulos premiados que são produzidos no DF - Foto: null

Envelhecida, branca, premium… São tantos tipos de cachaça que a escolha do melhor rótulo para degustar é uma missão para lá de difícil. A tarefa fica ainda mais complicada ao decidir o sabor, já que há várias opções disponíveis no mercado, como jambu, abacaxi, mel e muitos outros blends.

A origem da cachaça está ligada ao cultivo da cana-de-açúcar, trazida pelos portugueses para o Brasil no período colonial. Ao longo dos séculos, a bebida tornou-se um símbolo cultural brasileiro, sendo utilizada tanto em coquetéis, como a famosa caipirinha, quanto para consumo puro.

Foto colorida de cachaça - Metrópoles

O Distrito Federal vem se destacando como um grande produtor de cachaça, com uma variedade de rótulos que valorizam a produção artesanal. O resultado não poderia ser diferente: muitos ganharam reconhecimento em competições nacionais e internacionais.

Que tal conhecer algumas das “marvadas” produzidas DF para celebrar o Dia da Cachaça, comemorado nesta sexta-feira (13/9)?

Remedin

Criada por Cid Faria e sua família, a Remedin coleciona diversos prêmios com suas três versões de cachaça: prata (feita em alambique de cobre e descansada por quatro meses), ouro (envelhecida por um ano em barril de carvalho) e extra premium (envelhecida por três anos em barril de carvalho).

Três anos atrás, a empresa ganhou medalha de prata na Expocachaça 2021 com a Remedin Extra Premium 3 anos. No ano seguinte, em 2022, foi reconhecida entre as 250 cachaças mais queridas do Brasil pela cúpula da cachaça, e também foi campeã do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 com a Remedin Prata.

E não para por aí! Este mês, trouxe para o DF quatro medalhas no 1º Concurso de Cachaça realizado em Areia, na Paraíba. Os rótulos premiados foram: Jatobá-do-Cerrado (ouro); Jequitibá-Rosa (ouro); Casal Cachaceiro 4 madeiras (prata); e Gastrozinha (prata), desenvolvida pela chef de cozinha brasiliense Raquel Amaral.

3 imagens
Remedin Jatobá-do-Cerrado
Remedin Jequitibá-Rosa
1 de 3

Gastrozinha

Instagram/Reprodução
2 de 3

Remedin Jatobá-do-Cerrado

Instagram/Reprodução
3 de 3

Remedin Jequitibá-Rosa

Instagram/Reprodução

Cachaça Saracura

A Cachaça Saracura é a primeira registrada de Brasília. Produzido por Élio Gregório, o produto é envelhecido por oito anos em barris de carvalho europeu, o que proporciona um sabor aveludado, com fragrância suave e amadeirada.

Entre os rótulos premiados, está a Saracura Extra Premium, que ganhou medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, realizado em Pernambuco, em 2018. O produto também conquistou o primeiro lugar no Concurso Vinhos e Destilados do Brasil, em 2019.

A Saracura 10 Anos Edição Especial é outra cachaça que foi agraciada nos concursos citados acima, e listada entre as 250 cachaças mais queridas do Brasil pelo V Ranking da Cúpula da Cachaça, competição que aconteceu em 2022.

Foto colorida de uma cachaça - Metrópoles
Cachaça Saracura

Ararauna Cachaçaria

Catetinha, Parlamento e Sete Cancelas são as cachaças produzidas pela Ararauna Cachaçaria, fundada em 2020 por Carlos Magnum Nunes e família. A empresa terceiriza os produtos, mas sempre participa da curadoria e acompanha o processo desde o plantio ao envase.

A Parlamento Extra Premium 2ª Edição ganhou a medalha de ouro no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil, realizado em 2023. Envelhecida em barris de carvalho europeu por seis anos, tem notas de baunilha, cravo, amêndoa e nozes em seu aroma.

Foto colorida de uma cachaça - Metrópoles
Ararauna Cachaçaria

Casal Cachaceiro

O Casal Cachaceiro é um projeto idealizado pelos empreendedores Túlio Souza e Ellen Souza. As cachaças feitas por eles são produzidas no DF e guardam a melhor tradição mineira, desenvolvidas à moda antiga.

O produto Casal Cachaceiro 4 madeiras conquistou o segundo lugar no 1º Concurso de Cachaça, que aconteceu este mês, em Areia, na Paraíba. A cachaça inclui madeiras da Remedin, como o jequitibá-rosa e o jatobá do cerrado, que também foram premiadas com medalha de ouro no evento.

Foto colorida de uma cachaça - Metrópoles
Casal Cachaceiro

Cachaça Cavaco

A Cachaça Cavaco é a primeira cachaça 100% produzida no DF. Os itens comercializados pelo médico Josafá Cavalcante e sua família têm versões ouro, prata, duplo carvalho e jequitibá-rosa, além da amburana.

Os rótulos da cachaçaria brasiliense foram indicados por votação popular ao V Ranking Cúpula da Cachaça, em 2022, ficando entre as 250 melhores cachaças do Brasil.

Foto colorida de uma cachaça - Metrópoles
Cachaça Cavaco

Authoral Cachaça

O advogado e empresário Eduardo Moreth é o responsável pela Authoral, produzida em sua própria casa — desde o plantio da cana até o processo de fermentação e destilação. Antes mesmo de ser lançado, o produto ficou em primeiro lugar em um concurso de blends do Instituto Cana Brasil.

Indo além, a versão gold foi considerada a 14ª melhor cachaça do país no II Ranking da Cúpula da Cachaça.

Foto colorida de uma cachaça - Metrópoles
Authoral Cachaça

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?