De açafrão a pratos sem carne, veja tendências que vão bombar em 2022
Confira quais serão as tendências de gastronomia para 2022 de acordo com a Whole Foods Market
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa divulgada pela Whole Foods Market no site americano Mashed revelou as possíveis tendências gastronômicas que irão reinar em 2022. O estudo foi feito com os clientes norte-americanos do supermercado, com a ajuda de 50 profissionais da área gastronômica. Apesar de só ter ouvido pessoas de lá, o estudo pode reverberar em diversos âmbitos e até ditar as novidades aqui do Brasil.
O levantamento revelou que os consumidores vão priorizar alimentos e bebidas que proporcionem benefícios e dêem a sensação de bem-estar. Além disso, frutas e vegetais cultivados por produtores locais terão ainda mais visibilidade.
A agricultura interna inovadora, como a hidropônica e aquaponia (que é um tipo de plantio que utiliza a água em vez do solo) e as fazendas robóticas estão em ascensão. A pesquisa ressaltou ainda que métodos agrícolas ecologicamente corretos, que tratam da saúde do solo, também terão lugar ao sol.
Dentre os alimentos, açafrão e hibisco são os mais cotados para terem destaques em restaurantes e novas receitas. Mantendo um maior foco na saúde, o relatório prevê mais bebidas engarrafadas sem álcool, como coquetéis, inundando os corredores de bebidas, bem como refrigerantes com gás embalados com probióticos e suplementos de saúde adicionais.
A tendência final no relatório é um aumento no reducetarismo (lê-se redução do consumo de carne, laticínios e ovos sem eliminá-los completamente). O relatório revelou que os comensais estão optando por produtos de origem animal sustentáveis e com animais criados “soltos”, em uma pecuária mais consciente.