metropoles.com

Contra machismo, Ambev reivindica uso certo do termo cervejeira

O movimento criado no mês da mulher defende que a palavra não faz referência apenas ao eletrodoméstico que armazena cervejas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
cerveja
1 de 1 cerveja - Foto: Unsplash

Você sabe o que é uma cervejeira? Uma geladeira para armazenar cervejas pode ter passado pela sua cabeça. Mas não é bem isso. E foi para mudar a ideia machista de que cervejeira é um eletrodoméstico, que a Ambev lançou a campanha #CervejeiraSouEu no mês da mulher. A ação propõe o uso correto da palavra “cervejeira”. Dessa forma, ela passaria a ser apenas uma referência a quem trabalha na produção de cervejas.

“Nossas vozes, juntas, têm força para promover mudanças estruturais. É importante garantir que cada vez mais pessoas conheçam e entendam a importância do trabalho desempenhado pelas cervejeiras. E, assim, garantir que todas sejam reconhecidas e respeitadas como merecem”, reforça Laura Aguiar, mestre-cervejeira e head de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev.

Segundo Laura, hoje, a metade do quadro de especialistas em processos de produção da empresa é formado por mestres-cervejeiras. Porém essa igualdade ainda não faz parte do mercado. Ela explica que querem que “o mercado como um todo encare a equidade de gênero também como uma prioridade. Por isso, esse movimento surge como o despertar”.

Ações diretas 

Um dos objetivos da campanha é questionar o machismo enraizado na sociedade e mudar a forma como as profissionais são reconhecidas. Assim, a #CervejeiraSouEu deve incentivar mudanças diretas dentro do mercado de cervejas. O Empório da Cerveja, plataforma de e-commerce da Ambev, entrou no clima de mudança e alterou o nome do eletrodoméstico para geladeira para cerveja.

À frente do Empório da Cerveja, Fabio Glezer, aponta que é muito bom ver esse movimento para ressignificar o termo. “A palavra cervejeira não pode ser ligada a um eletrodoméstico, quando ela é a profissão desempenhada por tantas mulheres Brasil afora”, enfatiza. 

Hashtag, cervejeira sou eu

A campanha criada pela Ambev começou no Twitter com pedidos pelo uso correto do termo cervejeira feitos por cervejeiras da marca e do mercado. Agora, o movimento se espalha pelas redes sociais e conversa também com quem apenas aprecia a bebida. 

“#CervejeiraSouEu e várias outras mulheres. Nada disso de buscar cervejeira no Google e aparecer um eletrodoméstico, cervejeira somos nós!”, escreveu uma usuária do Twitter. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?