Conheça yuzu, a fruta mais pesquisada por brasileiros em 2019
O chamado limão japonês é extremamente aromático e usado tanto na gastronomia quanto em banhos e infusões
atualizado
Compartilhar notícia
A fruta que despertou mais curiosidade dos brasileiros em 2019 é originária do outro lado do mundo: o yuzu, limão japonês muito popular na cultura da Terra do Sol Nascente. A iguaria ficou em sexto lugar nas pesquisas no Google, atrás apenas dos termos libido, cagarra, democratização, golden shower e Shallow Now.
“Ele tem um formato de tangerina, mas é bem amarelinho. O cheiro é refrescante e é uma fruta muito perfumada. É bastante comum no Japão para temperar peixes brancos, mas tem gente que usa até para tomar banho, porque é aromático. Meu pai fazia banhos em ofurô em casa e usava a fruta. A gente saía com a pele toda cheirosa”, lembra Cristiano Komiya, chef do restaurante New Koto, na Asa Sul.
Tradicionalmente, o yuzu é usado para o molho ponzu, uma mistura do suco da fruta com shoyu. “O gosto é único, mas se assemelha ao do limão-siciliano. Ele dá um sabor refrescante que fica muito bom no peixe branco. Geralmente, usamos para sashimi de peixes como linguado e pargo. Dá para fazer sobremesas com ele. A casca é muito aromática, pode ser usada para caldos”, comenta o cozinheiro.
Em Brasília, a fruta pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos japoneses. “Tem época do ano que a gente acha. São de chácaras de famílias japonesas que moram por aqui. Quando chega, é a festa no restaurante. Mas como não é fácil conseguir, eu geralmente compro e congelo”, conta Cristiano.
Para os curiosos de plantão, Cristiano promete: a fruta é tão versátil quanto um limão-siciliano e pode ser adaptada em receitas clássicas. “É um produto excelente, não tem erro. Dá para usar a casca em vários pratos, dá para tirar a polpa e servir a comida dentro dele… Combina com frutos do mar. Vai da criatividade de cada um”, garante.