Conheça Rafa Costa e Silva, jurado do Mestre do Sabor e chef do Lasai
O restaurante Lasai está localizado no Rio de Janeiro, possui uma estrela Michelin e figura na lista dos 100 melhores do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
“Uma cozinha inédita, vibrante e madura.” É assim que o chef Rafa Costa e Silva define o Lasai, restaurante que comanda no bairro carioca Botafogo. Conhecido país afora como um dos jurados do programa global Mestre do Sabor, ele comanda as caçarolas da casa reconhecida com uma estrela no Guia Michelin ao lado da esposa, Malena.
De acordo com o chef, a proposta é entregar uma experiência gastronômica de qualidade aos clientes. Ele destaca que “comandar um restaurante que tem um nível de qualidade nos ingredientes e que coloca o cliente em primeiro lugar é trabalhoso e prazeroso ao mesmo tempo”.
E ressalta que não se guia por prêmios e listas, mas busca sempre fazer melhor que no dia anterior. “A estrela Michelin nos mostra que estamos no caminho certo, mas não guia nosso trabalho.”
A tática tem funcionado. Além da presença no guia, o Lasai figura também em duas importantes listas do mundo gastronômico. O restaurante é o 21º melhor da América Latina e o 85º melhor do mundo, segundo a lista divulgada em 2021 pelo 50 Best.
Brasil em 14 etapas
No Lasai, o menu muda todos os dias, sempre de acordo com os produtos mais frescos disponíveis. “Desde que abrimos, há sete anos, criamos pratos com ênfase em legumes e verduras, mas sem dispensar o uso dos produtos mais frescos do mar e as melhores carnes”, explica o jurado do Mestre do Sabor.
Os insumos servem de inspiração diária para a criação dos 14 pratos que compõem o menu degustação da casa. Por R$ 425, os comensais podem degustar a sequência de receitas brasileiras que inclui entradas, pratos principais e sobremesas.
Entre as receitas já servidas no restaurante está a costela de vaca com palmito e couve. Outra aposta foi a panceta com goiabada e picles de cebola, criada em parceria com o chef Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco.
A casa em Botafogo funciona apenas de noite, de terça a sábado. Para garantir a reserva, basta entrar no site do Lasai e o chef indica que na semana é sempre mais fácil conseguir uma vaga.
Do quintal
Para garantir o frescor das receitas, Rafa Costa e Silva conta que trabalham com insumos produzidos na horta da casa. Além dos preparos encontrados nos mercados orgânicos do Rio de Janeiro, como o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, o que também incentiva produtores locais.
O chef também preza pela valorização da cultura brasileira e revela que não utiliza nenhum ingrediente que vem de fora do país. A maioria dos produtos são do Rio, com cerca de cinco ou seis exceções que vêm de fora do estado.
“O azeite que usamos é de Minas Gerais. Utilizamos algumas verduras orgânicas da fazenda Santa Adelaide, em São Paulo; e o porco Moura, que é uma carne de porco que nunca tinha visto na vida, é do Paraná.”
Empório
Além do restaurante, Rafa comanda também o Lasai Empório. O delivery na Zona Sul do Rio de Janeiro oferece receitas para refeições principais e lanches.
Entre os sucessos do serviço, que também funciona com retirada, está a Coxinha com massa de aipim orgânico e recheio de frango orgânico, catupiry, tomatinhos e tomilho. Na lista também estão sanduíches, como o de sobrecoxa orgânica na brasa com salada de repolho; e o de rosbife de filé mignon com queijo do sertão, mostarda e cebola caramelizada.
Na telinha
Rafa é jurado do Mestre do Sabor ao lado de Kátia Barbosa e Léo Paixão. Ele chegou ao programa em 2020 para substituir o português José Avillez e conta que adora fazer parte do time do reality.
“É um programa incrível, com muita adrenalina e competição, mas também que proporciona muita troca e aprendizado. É um desafio lidar com chefs de diferentes níveis e estilos, mas é muito gratificante contribuir, ver a evolução deles e também aprender com eles”, relatou ao Metrópoles.
O chef aparece ainda no programa norte-americano Somebody feed Phil, no episódio sobre o Rio de Janeiro. De acordo com Rafa Costa e Silva, é muito gratificante ser escolhido como um dos representantes da gastronomia carioca.
“Mostra que meu objetivo está sendo atingido, que é oferecer uma comida diferente, vibrante, de qualidade e realmente especial para os meus clientes. São como os prêmios: não trabalhamos focados neles, mas quando acontecem, é uma enorme satisfação profissional.”