Conheça quatro “chefinhos” que ensinam receitas on-line e arrasam na cozinha
Para comemorar o Dia das Crianças, o Metrópoles reuniu histórias de pequenos que se aventuram e se divertem testando receitas
atualizado
Compartilhar notícia
Observar adultos cozinhando faz parte da memória afetiva de muitos de nós. É comum ouvir de chefs renomados que eles gostavam de ver a mãe ou a avó cozinhando. Ou que aprenderam as primeiras receitas com os pais ainda na infância. Mas está cada vez mais comum ver os pequenos se aventurarem na cozinha com receitas de preparos variados.
Para celebrar o Dia das Crianças de um jeitinho diferente, o Metrópoles reuniu crianças que têm uma paixão em comum: cozinhar. Sob a supervisão dos pais, eles aproveitam para colocar a mão na massa e se aventuram com os ingredientes. Os pequenos testam receitas em casa, divulgam nas redes sociais e compartilham com os seguidores seus segredos e dicas.
Confira no vídeo abaixo um pouco de como foi o bate-papo com os chefinhos Biel e Leo Guerreiro, Louis Bragato e Vicente Leal:
Pequeno churrasqueiro
É do quintal da casa no interior do Rio de Janeiro, “mas não interiorzaço”, como ele mesmo explica, que o pequeno Vicente Leal ensina truques de churrasco no Instagram @vicentebbq. Inspirado pelo padrasto, Werlles Leal, o menino de nove anos começou a se aventurar na parrilla e hoje é sucesso nas redes sociais.
“Sempre vi ele fazendo (churrasco) e um dia eu quis aprender”, conta a criança. Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, Vicente lembra que sempre gostou de comer churrasco e que se diverte ao cozinhar.
Com “farofa normal, que a gente faz em casa mesmo” como acompanhamento preferido para as carnes, ele revela que o assado favorito é a maminha. “Ela tem uma suculência, um negócio bom, não sei explicar.”
Mas ele também conta que, além do padrasto, se inspira em Netão Bom Beef, com quem o Metrópoles já bateu um papo. Com o açougueiro, ele aprendeu o truque do ponto da carne e ensina tudinho no vídeo acima.
Vicente era um entre tantos meninos que sonhavam em ser youtuber, e agora realizou o sonho. Mas mais do que ser uma criança famosa, ele quer seguir na profissão e ser um churrasqueiro de sucesso nas redes sociais.
View this post on Instagram
Família tiktoker
A história de Louis Bragato com a cozinha começou na pandemia, quando convenceu o pai, o chef Patrick Bragato, a gravar uma receita para o TikTok. “Eu mostrei o aplicativo para o meu pai e ele achou uma besteira. Aí eu mostrei alguns cozinheiros no TikTok e ele se interessou. Eu pedi para ele gravar comigo e o primeiro vídeo teve umas 30 mil visualizações.”
Dali em diante eles conquistaram seguidores e ficaram famosos com receitas simples e divertidas que ganharam as redes no perfil Pai, tô com fome, com contas no TikTok e Instagram.
@paitocomfomePIZZA DE MIOJO… comenta aí, qual é a sua receita preferida? Vamos fazer a receita mais curtida 👍🏻 ##paitocomfome ##pizza ##miojo♬ som original – Pai, tô com fome!
Hoje, aos 11 anos, ele afirma que gosta mais de comer do que cozinhar, mas que aos poucos está se descobrindo na cozinha. “Quando eu cozinho, eu me sinto muito bem. É muito gostoso cozinhar”, contou em um papo descontraído.
Louis explica que ele e o pai dividem as receitas na hora de fazer e cada um executa suas preferidas, mas sempre com ajuda do outro. Além disso, eles contam com um assistente um tanto inusitado na cozinha: o porco-espinho de pelúcia Wing.
Embora Louis esteja dividido entre ser ator, engenheiro ou piloto de corridas quando crescer, ele tem a certeza de que quer manter o canal. “Quero continuar esse canal até meu pai ficar velho. Não vou desistir”, conta.
Cozinheiros em dose dupla
Os pequenos Leonardo, 4 anos, e Gabriel Guerreiro, 9, começaram em 2020 o projeto Chefinhos na Cozinha em um perfil no Instagram. Com ajuda da mãe, Leia Passos, Biel e Leo ensinam receitas que qualquer criança consegue fazer. Em setembro de 2021, resolveram levar as produções também para o YouTube.
Entre os preparos, o Mac and Cheese de micro-ondas foi o que eles mais gostaram de fazer. “Fica muito queijado”, enfatiza o menino de 4 anos que sonha em fazer um bolo de amendoim da altura do pai. Outra receita que fez sucesso entre os pequenos foi o Bolo de coco molhadinho. Que, de acordo com Biel, “ficou booom” e vale fazer em casa.
Diferente das crianças que começam na cozinha e querem seguir carreira, Leo e Biel têm sonhos um pouco diferentes. Gabriel revela que quer ser gamer e tem o desejo de criar o próprio canal para falar sobre os jogos que gosta.
Enquanto isso, o pequeno Leonardo tem uma vontade um tanto diferente: “O Leo diz que quer ficar grande pra poder beber cerveja”, conta Gabriel.
Entre sonhos inusitados e vontades compartilhadas com diversas outras crianças, os pequenos seguem na cozinha com um único objetivo: a diversão.