Conheça os cake designers que estão conquistando os brasilienses
Algumas pessoas têm o dom de fazer de um simples bolo uma obra de arte. Confira alguns renomados criadores da capital
atualizado
Compartilhar notícia
Aniversários, casamentos, churrascos, comemorações fora de época, um encontro ali, outro aqui. Os brasileiros são conhecidos pela fama de festivos. O ramo das festas está se profissionalizando e criando novas invenções a todo momento. A novidade da vez são bolos cada vez mais realistas para aniversários. Quem assina esses bolos lindos são chamados de cake designers. Veja quem são os queridinhos da vez na capital:
Ana Lucia Feitosa
As possibilidades infinitas de criar encantou a cearense Ana Lucia Feitosa. Há mais de 16 anos no mercado de confeitaria, Ana teve oportunidade de aprender a técnica em cursos. Atualmente, ela é professora do Senac e dá aulas particulares para adultos.
Os bolos infantis são a paixão da cearense. Viajando em um mundo lúdico, ela mistura cores, técnicas e dá muita personalidade às suas criações. Uma característica marcante dos seus bolos é a pintura delicada à mão. Mas, o que Ana realmente ama na decoração dos cakes é a renda e os pequenos detalhes.
Para as crianças que possuem algum tipo de alimentação restritiva, a profissional é uma das cake designers mais indicadas. Ela já fez diversos trabalhos para crianças com intolerância à lactose e glúten ou com pastas de bolo sem açúcar.
Ana tem mais um diferencial: a confeiteira trabalha com diversos fotógrafos oferecendo o serviço de “smash the cake”. Famoso no Estados Unidos, o projeto é um ensaio fotográfico com bebês em que os pequenos são colocados ao lado de um bolo e são incentivados a esmagar a sobremesa com as mãozinhas. Cada clique é um detalhe com os bebês experimentando açúcar pela primeira vez.
Para encomendar os bolos da Ana é só entrar em contato com o número 9936-0214.
Carolina Távora
Desde cedo, Carolina Távora teve contato com confeitaria. Por meio da avó e da mãe, ela aprendeu a fazer bolos decorados e há seis anos atua no mercado. Mas somente há dois anos Carolina transformou a prática em negócio.
Após confeitar um bolo de aniversário para o filho mais velho, no estilo quadro negro, o sucesso foi imediato nas redes socais. Atualmente, ela faz mais bolos infantis, uma média de 30 por mês. Os bolos decorados com pasta americana são os queridinhos, pois a pasta possibilita que ela consiga esculpir os bolos e pintá-los de forma realista com tinta comestível.
Não há um valor fixo de cada bolo, pois o preço depende da decoração escolhida pelo cliente. Quem tiver interesse pode encomenda via e-mail (caroltavora@caroltavoracake.com.br) ou pelo telefone 8417-5680.
Douglas Marchione
Após trabalhar muitos anos como designer de interiores, Douglas Marchione descobriu uma paixão por bolos. Sempre prezando pela parte artística, ele se encontrou na confeitaria. Tudo começou quando um professor do curso de gastronomia do IESB pediu um bolo para o aniversário de uma filha. A repercussão foi tão grande e positiva nas redes socais que várias pessoas começaram a procurar o Douglas para encomendas. Após tantos pedidos, ele decidiu abrir um ateliê para fazer as encomendas e dar aulas.
Bolos de personagens, animais, desenhos animados, coloridos, de cabeça para baixo encantam os convidados de qualquer aniversário. Com 80% da clientela infantil, o designer preza pela criatividade e identidade. Suas obras são tão bem feitas que há quem confunda o bolo com uma maquete. Mas não se engane, para fazer o cake design é preciso três etapas trabalhosas.
A primeira etapa é o preparo da massa e do recheio, ambos vão na mesma quantidade. Em seguida, o bolo passa por um blindagem com coberturas. Finalizada essa etapa entra a parte a artística, quando o designer utiliza a pasta americana para a modelagem e a coloração. Na pintura é utilizado o aerógrafo, um aparelho que consegue diferentes nuances ao bolo, dando um aspecto ainda mais realista.
Normalmente é preciso encomendar com um mês de antecedência. Por ser um bolo decorado trabalhoso, o confeiteiro Douglas faz cincos bolos por semana e o custo é avaliado pela arte. As encomendas podem ser feitas pelos números 3554-4891 ou 8127-0840.
Maria de Fátima
Uma das pioneiras em Brasília, Maria de Fátima (foto no alto) começou a fazer bolo há 30 anos. Sem experiência nenhuma, a doceira começou a fazer os bolos de aniversário dos familiares. Foram anos aperfeiçoando as técnicas, isso em uma época em que nem havia pasta americana no Brasil.
Formada em gastronomia, a doceira já deu aulas sobre o assunto e é referência em Brasília. Ultimamente, ela atende muitas noivas e faz cerca de 30 bolos semanais junto à sua equipe. Mas, é importante lembrar que os bolos são preparos artesanalmente, da massa às flores de açúcar, cuidando de todos os mínimos detalhes.
Uma identidade marcante nos bolos de Maria de Fátima são as pastas de fabricação própria desenvolvidas para modelagem e finalização. A fama da boleira se dá também pelos bolos recheados e molhadinhos. Atualmente, a doceira está em fase de teste para lançar em breve uma linha de bolos e doces diets.
Maria de Fátima Cake Designer
716 Norte, Bloco C, Loja 30, 3368-9321. De segunda a sexta, das 9h às 18h; e sábado, das 9h às 17h.