Conheça o prato tailandês que já matou 20 mil pessoas no país
Popular em uma das regiões mais pobres da Tailândia, o prato é feito de peixe cru e comê-lo apresenta um risco enorme à saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Pad Thai, Som Tum e Laab e Tom Yum Goong. Essas são algumas das receitas mais conhecidas da culinária tailandesa, considerada uma das melhores do mundo. No entanto, há um prato pouco conhecido que talvez valha a pena evitar. Isso porque ele pode causar câncer e já matou mais de 20 mil pessoas no país.
Koi Pla, como é chamado, é uma receita feita com peixe cru picado e moído com uma mistura de ervas, temperos e suco de limão. O prato é bastante popular nas regiões mais pobres da Tailândia, embora comê-lo apresente um risco enorme à saúde.
O motivo não são os ingredientes, mas sim o fato do peixe ter vários vermes vivendo dentro dele. Nativos de peixes de água doce, esses parasitas são responsáveis por causar câncer de fígado, uma das doenças que mais matam quando não é tratada de forma correta.
De acordo com estimativas, o Koi Pla é responsável pela morte de 20 mil pessoas na Tailândia. Essa conclusão foi alcançada por meio de um estudo no qual pesquisadores analisaram a urina da população local e perceberam que aproximadamente 80% das pessoas da comunidade tinham comido o parasita.
Desde então, os médicos começaram a alertar as pessoas para que deixassem esse prato de lado. “É um fardo muito grande para a saúde por aqui. Mas ninguém sabe disso porque eles morrem silenciosamente, como folhas caindo de uma árvore”, afirmou o cirurgião hepático Narong Khuntikeo, em nota à imprensa.
Khuntikeo, inclusive, fez uma parceria com o governo local para reeducar os moradores da região. Além disso, ele também desenvolveu um currículo escolar para ensinar as crianças a respeito do risco que os alimentos crus representam.