Confeiteira da Ucrânia relata desespero na guerra: “Vamos perder tudo”
A chef confeiteira Dinara Kasko contou que acordou com o barulho das explosões do ataque russo e teme perder a vida e os filhos
atualizado
Compartilhar notícia
A chef Dinara Kasko, famosa em diversas partes do mundo pelo trabalho com confeitaria, relatou o desespero de estar em meio à guerra entre Ucrânia e Rússia. Ela usou o Instagram para contar como foi acordar sob ataques e revelou a tensão sobre a cidade de Kharviv, local atingido pelos russos nesta quinta-feira (24/2).
Na sequência de vídeos, ela relata como foi acordar com o barulho das explosões. Além disso, afirmou que sabe que vai perder seu negócio e aceita isso, mas teme perder a vida e os filhos.
“Hoje, junto com toda a Ucrânia, acordei com as explosões. Acordei às 5h com explosões tão altas. Estou assustada. Chorei muito porque não sei onde estão essas explosões e tenho crianças pequenas. A Rússia declarou guerra. Até recentemente, eu não acreditava que isso iria acontecer. Eu me recuso a acreditar, mas isso é um fato”, começou Dinara.
Ela seguiu falando sobre a sensação de desespero perante a situação. “É difícil respirar quando suas janelas estão tremendo, quando você não entende onde está e não sabe o que vai acontecer, de onde eles vão atirar em nós e, mais importante, para quê. Eu amo a Ucrânia, minha Kharkiv, vivi aqui e fiz planos. Não tenho de quem me salvar e me libertar… Estou em casa e não sei o que fazer. Vamos perder tudo!”
A confeiteira também pediu que os russos que são contra a guerra defendam esse ponto de vista.
“Choro e imploro ao povo da Rússia que vá às ruas. Enquanto você permanece em silêncio hoje, amanhã eles vão atirar em nós novamente, e então nós responderemos. Se você não quer a guerra, pense urgentemente em como evitá-la, saia, não fique calado, faça alguma coisa. Nós não o atacamos, não podemos pará-lo. Seus tanques estão a 40 km da minha casa e estou com medo. Resignei-me a perder meu negócio e emprego, tudo o que a gente tem, mas não quero morrer sob o fogo de vizinhos solidários”, disse.
Assista o depoimento que Dinara Kasko gravou em inglês:
Entenda mais sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia
A Rússia começou as operações militares na Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24/2). O anúncio foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, que alegou necessidade de proteger os civis. Como informado pelo Metrópoles, todo o território ucraniano registrou ataques com mísseis russos.
O governo ucraniano informou que foram alvo de, no mínimo, 203 bombardeios após a invasão russa. Para entender mais sobre o caso, confira as explicações do colunista Igor Gadelha e do jornalista e mestre em cultura russa Fabricio Vitorino.