Visitamos a loja-conceito do McDonald’s onde pedido é automatizado
A rede de fast-food oferece, nesta unidade, inovações tecnológicas e personalização dos sanduíches
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo (SP) — Em uma época na qual tudo parece vir com telas sensíveis ao toque, escolher seu lanche por meio delas parece uma boa ideia. Talvez o McDonald’s tenha pensado nisso quando decidiu inaugurar seu primeiro restaurante-conceito no Brasil. O que isso quer dizer?
Várias coisas. Mas a principal é que, ao invés de ir ao caixa e dizer o número do seu pedido, você usará totens de atendimento com telas nas quais é possível personalizar o seu lanche. O Metrópoles esteve, nesta quarta-feira (26/7), no local e viu as possibilidades oferecidas.
Agora o cliente pode misturar molhos, colocar mais queijo, passear pelo cardápio do fast-food e se sentir com mais poder de escolha.
Veja como funciona:
A ideia de loja-conceito já existe em outros países. No Brasil, ela está em funcionamento apenas em São Paulo. Porém, algumas das inovações deverão chegar a outras lojas: além dos totens, há uniformes novos, mesas interativas com tablets e um drive-thru com pista dupla.
Infelizmente, ainda não há data para tudo isso chegar a Brasília. Mas Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing do McDonald’s, garante que não deve demorar.
“Em três anos, essas novidades estarão em todos os nossos pontos de venda”, assegura. Ele frisa que, até o fim de 2017, 100 lojas receberão, ao menos, parte dessas tecnologias. Atualmente, o McDonald’s tem 3,5 mil pontos no Brasil, sendo 904 restaurantes.
Empregos
Alguém pode perguntar se, com telas para que o próprio cliente faça seus pedidos, o número de empregos vai diminuir.
Gnypek garante que não. “A ideia não é redução de funcionários, mas apresentar um negócio mais conveniente para o consumidor”, explica. Ele argumenta que o objetivo é proporcionar mais agilidade ao atendimento e que, pelo menos na loja-conceito, a quantidade de empregados se manteve após a reforma: 130 pessoas.
Isso porque os caixas vão continuar funcionando para quem não quiser usar o atendimento eletrônico. Gerente da unidade, Wagner Gonçalves foi à Argentina conhecer alguns detalhes do formato e contou que, entre jovens e adultos, o tempo em frente à tela é quase sempre o mesmo.
“A diferença é de cerca de 30 segundos. Lá, 60% das compras são por totens e 40% nos caixas”. Contudo, como a loja só abrirá nesta quinta-feira (27), ainda não há como determinar se haverá necessidade de manter a quantidade de caixas.
McDonald’s Restaurante-conceito
Avenida Henrique Schaumann, 80/124, Pinheiros, São Paulo (SP)
*O repórter viajou a convite do McDonald’s