Vêm aí: 10 restaurantes no DF que abrirão as portas em 2023
O ano de 2023 já começou bem: o DF tem várias novidades gastronômicas que vão abrir em breve. Confira quais elas!
atualizado
Compartilhar notícia
O último ano foi de crescimento. Após a pandemia do Covid-19 em 2020, o setor alimentício teve que se reinventar em 2021 e viu as esperanças aumentarem em 2022. Novidades brotaram nas esquinas do Distrito Federal. Restaurantes de chefs famosos, cafés, sanduicheiras (que dominaram a cena gastronômica) e espaços com vários restaurantes, como o Mané Mercado, fizeram sucesso no quadradinho.
Contudo, Ano-Novo, mercado gastrô novo também. A “nova temporada” já começa com promessas de locais que podem movimentar Brasília e animar os amantes da boa mesa. Algumas, claro, ainda estão escondidas nos mistérios dos chefs. Outras, porém, o Metrópoles já pode adiantar:
Nova unidade do Le Birosque
O ponto na 408 Sul que pertenceu ao chef Gil Guimarães com o Parrilla Burger será ocupado pela segunda unidade do Le Birosque. Comandado pelo chef Luiz Trigo, o espaço está prestes a abrir as portas no endereço.
A segunda unidade da casa vai trazer para o lado sul da cidade as receitas que Trigo entrega atualmente na Quituart, complexo gastronômico no Lago Norte. Entre os sucessos do Le Birosque, a consagrada Porchetta com polenta cremosa (R$ 54 para uma e R$ 98 para duas pessoas) brilha soberana. A receita consiste em manta da barriga e costela desossada do porco, e é um sucesso entre o público.
Nazo Japanese Food e Caminito Parrilla em Águas Claras
Os fãs do Nazo Japanese Food, especializado em sushi, e do Caminito Parrilla, com foco em carne, podem comemorar: as duas marcas vão expandir para Águas Claras no primeiro semestre de 2023. “Águas Claras era um desejo antigo e sempre esteve presente em nosso planejamento de expansão”, contou Rafael Lago, um dos sócios do grupo, em entrevista exclusiva ao Metrópoles. Ao seu lado, na operação, estão os empresários Renato Muniz, Tiago Muniz e Vinícius Telles.
O espaço será compartilhado entre o Nazo e o Caminito. “Teremos uma brinquedoteca bem espaçosa, jardim, banheiros, uma central de delivery e área de retaguarda compartilhadas”, explica. A esteira, queridinha do Nazo, fará parte da nova unidade. “Ela é nosso coração, nosso cartão de visita”, frisa Lago. O chef sensei é André Kawai.
Já para o Caminito, o empresário adianta que a decoração típica, além de pratos indicados para a família compartilhar, já estão certos. “Nossos clientes de Águas Claras podem esperar serviços com muita qualidade, presencialmente e por delivery, além de ambientes agradáveis”, diz.
Chicago Prime no Pontão
Com inauguração prevista para março, o novo Chicago Prime está sendo erguido no Pontão Sul. A unidade irmã dos outros três endereços (QI 11 Lago Sul, Casa Park e Aeroporto JK) será no Pontão do Lago Sul e terá 200 lugares.
O projeto da casa é assinado pelo arquiteto Leo Romano e promete um estilo mais sofisticado. Uma sala privativa com 14 lugares, além do mezanino com capacidade para 70 pessoas, completam o espaço.
Restaurantes de Carlão Rodrigues
Ex-maître do Fasano e proprietário de restaurantes já conhecidos na capital como Papà Cucina, Babbo Osteria e Marie Cuisine, o empresário Carlão Rodrigues está prestes a abrir as portas de mais uma empreitada: o Cozze. O italiano com pegada mediterrânea promete agitar o cenário gastronômico ainda em janeiro n QI 9 do Lago Sul (local em que antes ficava o Greta Kouzina).
Outro espaço de Carlão será o Nonno Cantinetta. A operação, em homenagem ao avô do empresário, inaugurará no Brasília Shopping. O projeto assinado pelo pelo Studio Brick, mesmo escritório de arquitetura que fez na 103 Sul o Marie Cuisine, contará com um salão interno, janelas ao ar livre e capacidade para mais de 100 lugares.
Venâncio Shopping em destaque
O Venâncio Shopping ganhará três novas operações gastronômicas em 2023. Capitaneadas pelo premiado chef peruano Marco Espinoza, duas delas são Chaco e Cantón. Os restaurantes serão vizinhos do Jamie Oliver Kitchen. O primeiro é especializado em carnes e frutos do mar na parrilla. Já o Cantón seguirá a mesma linha da antiga unidade, que ficava no Brasília Shopping.
A cantina Que Pasta?, sucesso no Iguatemi Shopping, também terá seu espaço por lá e abre as portas ainda este ano com o chef Matheus Grilo (que antes comandava o Greta) no comando da cozinha. A unidade estará sob a tutela do restaurateur André Sampaio, da sommelière Ana Claro Carvalho e do empresário João Pedro Vieira.
Coffee Break
Na lista das novidades mais esperadas está o Coffee Break, novo empreendimento do Coco Bambu. Localizada no Setor Noroeste, a empreitada está prevista para abrir em março. Focado em café e comidinhas, o empreendimento vai funcionar das 7h às 22h, com opções para comer desde o café da manhã até o jantar.