União do Fuego com ‘A Mano, Fá será principal operação do mercado Mané
O restaurante será o único com salão no Mané e trará a mistura das parrillas do Fuego com as massas do ‘A Mano e receitas de Pepe Sotelo
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado Mané se prepara para abrir as portas ao público no meio de janeiro e já tem o restaurante que será a principal operação. Sob comando do chef argentino Pepe Sotelo, que comanda as parrillas do Fuego, eles terão o Fá como aposta central.
A casa será a junção do ‘A Mano com o Fuego e terá os sócios da R2.comvc na sociedade com Kakay de Almeida, Leandro Pompeo e Tiago Boita, donos do Fuego e parte da sociedade do ‘A Mano.
“É uma comida do dia a dia do brasiliense. Afinal, quem não gosta de uma carne com uma massa? Nossa aposta foi unir pasta, fogo e música no mesmo estabelecimento. E nada mais justo que a união de dois ótimos restaurantes da cidade”, explica Rick Emediato, sócio-fundador da R2.
O espaço
Fugindo da linha tradicional do serviço to go oferecido no mercado, ele será a única operação com mais espaço e um salão com cerca de 150 lugares para atender os clientes.
De acordo com Emediato, a ideia é entregar um restaurante descolado, com varandas ao redor e jardineiras internas. No espaço assinado pela BLOCO Arquitetos, o cliente vai encontrar três salas de vidro com uma massaria, uma charcutaria e uma adega. “Será uma experiência à parte.”
Além disso, o local terá um empório. Assim, os clientes poderão comprar itens como massas frescas, molhos e doce de leite argentino para levar para casa. Além, claro, das criações do chef Pepe Sotelo, como chorizos e empanadas.
“O conceito do Fá traz a expertise dos três sócios, eu, Tiago e Kakay; aliada a todo conhecimento, criatividade e business do pessoal da R2. O Fá é a representação da nossa vivência na gastronomia e da deles no entretenimento”, explica Leandro Pompeo.
Entre a Itália e a Argentina
Pompeo adianta ao Metrópoles que o cardápio ainda está em construção, mas contará com diversas criações autorais. A ideia é trazer a mistura entre a parrilla argentina e as massas italianas, ou seja, unir os fortes do Fuego e ‘A Mano, casas que comanda na Asa Sul.
“Sabemos que o público de Brasília é diferenciado e bastante exigente, então vamos contar com uma mão de obra especializada”, adianta Leandro Pompeo. Além de Pepe Sotelo, o Fá terá no comando das panelas o chef João Correa, que passou pela cozinha do ‘A Mano.
Cozinha dos hermanos
Pepe Sotelo foi chef do Don Julio por 21 anos, restaurante premiado como 11º melhor da América Latina e 13º melhor do mundo pelo 50 Best este ano. Os sócios foram buscá-lo na Argentina porque queriam trazer o melhor assador do mundo para tomar conta da parrilla do Fuego, como revelado pelo Metrópoles em janeiro.
“Antes de empresários, somos amantes da culinária, frequentadores de restaurantes. Nós conhecemos o que é o Don Julio. Nós sabemos quem é o Pepe. Fomos buscar o Pepe porque achamos que ele é o melhor na área. Se vamos fazer uma casa de carnes, por que não fazer uma coisa que pode ser a melhor do mundo? E o Pepe é o diferencial disso”, explicou Kakay na época.
Mercado no centro de Brasília
Previsto para ser aberto em 15 de janeiro de 2022, o mercado Mané contará com 17 operações comandadas por chefs conhecidos de Brasília. Bares de cerveja e drinques, adega de vinhos, brinquedoteca de dois andares e pelo menos 800 lugares também vão compor a estrutura do complexo. A chef Renata Carvalho assina a curadoria gourmet do projeto.
Inspirado em feiras e mercados de cidades turísticas como Nova York, Barcelona, Lima e Lisboa, o empreendimento é capitaneado pelo Grupo R2, que se consagrou pela realização de eventos como o Na Praia e a festa Surreal.
Com mais de 4 mil metros quadrados de área construída e projeto da Bloco Arquitetos, o negócio alcança a marca de R$ 8 milhões de investimentos.