Trattoria 101: o italiano comemora 15 anos nas mãos de Luigi Benegiamo
Com receitas simples, proprietário da cantina italiana do Sudoeste se esforça para manter-se o mais próximo da tradicional cozinha italiana
atualizado
Compartilhar notícia
No ano de 2002, o Armazém 101, endereço que já havia se tornado conhecido no Sudoeste, foi comprado por um de seus clientes mais fieis, o italiano Luigi Benegiamo. O novo dono mudou o nome na fachada, para Trattoria 101, e começou uma história que completa 15 anos em 2017.
Além de rebatizar o restaurante, Benegiamo ampliou o cardápio, estendeu o horário de funcionamento e reformulou as receitas. Dessa forma, deu ao estabelecimento a personalidade que tem hoje. “A casa é e será sempre a mesma, uma típica cantina italiana”, afirma.
Entre a comida e os motores
O italiano — nascido na Puglia, porém criado em Monza — veio para o Brasil, na década de 1990, por causa da profissão de engenheiro mecânico. Ele trabalha com carros de corrida desde 1977. “Eu morava a 10km da pista de corrida em Monza, então desde muito pequeno vi isso como uma diversão.”
Aqui, ainda mantém todo o conhecimento e interesse por velocidade, mesmo no comando da Trattoria há tantos anos. As duas paixões andam de mãos dadas com tanta frequência, que por um longo tempo o italiano cozinhou para o time da equipe de corrida na qual trabalhava, em sua terra natal.
Bem perto da tradição
Logo depois de comprar o restaurante, Luigi Benegiamo foi adicionando no cardápio, aos poucos, combinações de massa e proteína, como o filé a parmegiana com fettuccine Alfredo (o da Trattoria não leva creme de leite).
Apaixonado pelas receitas que levam gorgonzola e espinafre, ele usou esses recheios para criar o fusilli que leva seu nome. Hoje, o menu da Trattoria 101 é composto de pratos simples, mas, segundo o proprietário, executados de forma mais parecida o possível com a típica comida italiana.
“Não cozinho sempre, mas sou a cobaia. Treinei bem todas as cozinheiras, e quando pensamos em adicionar algo ao cardápio ou mexer em uma receita, sempre provo tudo antes. Quantas vezes for preciso, até me sentir seguro.”
Luigi Benegiamo
Uma outra particularidade da Trattoria 101 é que não há carta de vinhos. A adega fica sempre aberta para a escolha do cliente, que pode procurar pessoalmente o rótulo que deseja, pelo ano, pelo tipo de uva e outros critérios.
Apesar do esforço para manter as tradições de seu país, Luigi afirma que “nem todos os pratos servidos na Itália podem ser servidos aqui. Há pratos de inverno diferentes, que necessitam de muita preparação, para se comer a temperaturas negativas. O que dá para ser feito sem erro, eu tento”.
Trattoria 101
CLSW 101, Bloco C, Lojas 38 a 42, 3344-8866. Segunda, das 12h às 15h e das 19h às 23h30. Terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h à 0h. Domingo, das 12h às 16h.