Tia Zélia mantém tempero e alegria, não importa quem esteja no poder
Conhecida pela relação de carinho com Lula e o PT, a dona de restaurante na Vila Planalto diz que sua comida não tem ideologia
atualizado
Compartilhar notícia
O constante sorriso e os gritos de palavras carinhosas aos clientes deixam claro: Maria de Jesus Oliveira, a Tia Zélia, ama o que faz, e não para quieta. Dona do Restaurante Tia Zélia que funciona na Vila Planalto há 20 anos, a baiana de Buritirama está sempre passeando entre as mesas e dando atenção a quem almoça.
Tia Zélia é conhecida pela forte amizade que desenvolveu com Lula e por conta da paixão que tem pelo Partido dos Trabalhadores. Durante os anos de maior influência do PT no poder, Tia Zélia esteve de casa cheia e com tudo em cima.
Porém, acontecimentos políticos recentes abalaram parte da clientela e a alegria do restaurante, entre eles o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a inclusão de Lula entre os alvos da operação Lava Jato.
Independentemente de ideologia
“As coisas estão se ajustando, vamos nos reerguendo. Até porque meu trabalho depende da comida, não da ideologia. Recebo bem todo mundo, independentemente de quem vier aqui”, afirma. Mais do que carinho com os clientes, Tia Zélia vê o negócio como uma família. Isso é provado por quem visita o espaço.
Alguns políticos do PMDB, PP e PR também aparecem no restaurante da Vila Planalto. O local é ponto de encontro de quem trabalha com política e sindicatos.
Olha só, a nega aqui é desse jeito, e não vai mudar. Nada tira minha alegria. Nada me impede de trabalhar e dar meus gritos por aí
Tia Zélia
Carta de apresentação
Depois da comida, a atração do Restaurante Tia Zélia são as histórias de amizade da proprietária com o ex-presidente. Ela o conheceu em 2008, quando participava de uma feira no Centro de Convenções e conheceu um dos cozinheiros do Planalto
“Esse cozinheiro escreveu uma carta de apresentação para mim, e pediu que eu entregasse ao Lula pela assessoria da Presidência. Decidi entregar a carta. Nunca a li, mas acho que falava muito bem de mim.”
Tia Zélia conta que assim que o presidente recebeu a carta, ela foi chamada pelo Planalto para conhecer Lula. “Eles vieram aqui me buscar, fui direto para a sala da Presidência. Daí começamos a bater papo, ele veio no restaurante inúmeras vezes.”
Tempero baiano
Como nem só de amizade se faz o comércio, Tia Zélia também se garante na cozinha. O restaurante serve comida caseira com influências baianas. O cardápio é rotativo, funciona com prato do dia, a R$ 35 por pessoa. Todos os dias são três opções, como frango com quiabo, costela com mandioca, feijoada, lombo e carne de panela.
Tudo, claro, feito pelas mãos da própria Tia Zélia. O ambiente é agradável, com mesas ao ar livre, cobertas por uma tenda e cercadas de muitas plantinhas. Nada que deixe transparecer dificuldade ou tristeza.
A única coisa que incomoda a dona do restaurante é a coluna. Acometida por uma hérnia de disco, ela conta que agora está se recuperando bem.
Restaurante Tia Zélia
Rua Maranhão, nº 8, Acampamento Pacheco Fernandes, Vila Planalto, (61) 3306-1526. Segunda a sábado, das 12h às 15h.