metropoles.com

Segredos dos restaurantes: saiba como os pratos ficam prontos com rapidez

Risotos servidos em dez minutos, massas na mesa em pouco mais de cinco minutos. Entenda como isso é feito na cozinha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
alta gastronomia
1 de 1 alta gastronomia - Foto: Unsplash

Uma das maiores curiosidades que todos têm sobre a cozinha profissional à la carte é como tudo fica pronto tão rápido. Pedidos, em média, não tomam mais de quinze minutos entre a ordem para o garçon e a entrega dele na mesa.

Como isso acontece? Tudo é requentado? Feito no micro-ondas? Não, não, é tudo graças ao famoso pré-preparo ou “mise en place“, como o pessoal fala quando quer rebuscar um termo simples. Vou explicar os principais meios utilizados para atingir essa praticidade, mas é importante apontar que cada restaurante tem seus métodos próprios.

Molhos

A maioria dos molhos fica pré-pronta, porém são frescos, com uso possível para no máximo três dias. Normalmente, caldos de carne, legumes, frango e peixe são feitos a cada dois dias. Molho de tomate a cada três dias, demi glacê (o molho de carne com ossos, espessado pela própria gelatina destes) está, normalmente, em constante produção pois toma de quatro a cinco dias para ficar pronto.

Logo, os chamados “molhos bases” já pré-preparados, agilizam qualquer preparo. Basta misturar para conseguir atender a todas as demandas de molhos do restaurante.

5 imagens
Assados ou confits já ficam prontos. Eles são apenas regenerados antes de ir à mesa
Molhos são preparados antes e já ficam disponíveis
Carne
Risotos ficam pré prontos e porcionados
1 de 5

Legumes são cortados e, normalmente, pré-cozidos. Na hora, eles são apenas finalizados, seja no forno, frigideira ou vapor

Pixabay
2 de 5

Assados ou confits já ficam prontos. Eles são apenas regenerados antes de ir à mesa

Unsplash
3 de 5

Molhos são preparados antes e já ficam disponíveis

Pixabay
4 de 5

Carne

Unsplash
5 de 5

Risotos ficam pré prontos e porcionados

Pixabay
Carnes

Normalmente estas estão sempre cruas, tirando os assados e braseados, que são preparados anteriormente, armazenados a vácuo, congelados e regenerados aos poucos, no forno ou no próprio molho. Quando embalados a vácuo, é comum que seja aquecido da geladeira direto no micro-ondas. Isso não prejudica a qualidade da proteína.

Em dias muito movimentados, normalmente sexta e sábado, é comum deixar algumas peças muito pedidas (por exemplo, um filé ou peixe específico) já seladas. Elas só são levadas ao forno para finalizar o ponto.

Acompanhamentos

Legumes são cortados e, normalmente, pré-cozidos. Na hora, eles são apenas finalizados, seja no forno, frigideira ou vapor. Todos os purês já ficam prontos anteriormente, apenas com textura mais densa que o normal. E na hora da saída do pedido, são finalizados com azeite, manteiga, leite, creme ou caldo.

Massas

Geralmente são feitas do zero e o cozimento não toma mais de dez minutos. Caso o restaurante tenha uma massaria, as massas frescas são feitas na hora (os recheios já estão prontos); caso não tenha, elas normalmente são congeladas e vão direto do freezer para o cozimento, tomando cerca de sete minutos para ficarem prontas.

Risotos

Alguns poucos restaurantes fazem o risoto do zero, pois o seu cozimento toma mais de vinte minutos, mas o comum é deixá-lo já porcionado e pré-cozido. Dessa forma, o preparo chega no ponto em pouco mais de cinco minutos. É importante dizer que o risoto está sempre fresco, feito diariamente ou no máximo um dia antes. É um risoto base, feito apenas com vinho tinto, cebola finamente picada e caldo de legumes, geralmente.

Para quem ficou em dúvida sobre o basicão arroz branco, ele é deixado pronto e apenas aquecido antes de ir à mesa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?