Segredos dos restaurantes: o que acontece quando chega uma celebridade?
Políticos, artistas e formadores de opinião costumam demandar atenção especial da cozinha
atualizado
Compartilhar notícia
Inicio o relato aqui com uma ressalva: sem qualquer demagogia, enquanto eu chefiei cozinhas, nunca deixei que o nome do cliente ditasse meu trabalho.
Sempre fui categórico com a equipe de salão: “Não me avise quem é o cliente. Para mim, não faz diferença se é alguém que juntou seis meses de salário ou se é a Rainha da Inglaterra, quero que ele tenha a melhor experiência que posso proporcionar. A não ser que seja o Batman, aí o bicho pega”. E isso é tão verdade que maitres e garçons pararam de me sinalizar para “ter cuidado”.
Agora, voltando para o usual, há sim diferenciação na maioria das cozinhas e, embora eu particularmente não concorde, uma movimentação ímpar nos restaurantes quando o cliente é “especial”.
Cortesias
O primeiro passo são as cortesias. Não importa se a pessoa é podre de rica, muito poderosa ou famosa. O tratamento especial sempre começa com mimos sendo enviados para a mesa. Como alguém que já ganhou sua cota, posso dizer: corre o risco de ser incômodo. Já me encontrei na situação de não estar com muita fome (ou sede) e receber itens a mais, o que me deixou bem desconfortável em não consumi-los.
Cuidado excessivo
É comum o chef ficar um tanto quanto neurótico com essas mesas e “estressar” os funcionários na cozinha além do normal. Cobrar muito dos cozinheiros e, o pior, se descuidar de outras mesas. Em vários casos, o chef toma inclusive o lugar do cozinheiro para preparar alguns pratos.
Cobrança do salão
A verdade, sem floreios, é que a grande maioria da equipe de salão costuma ficar desesperada com esse tipo de cliente. O resultado é que muitas vezes acaba dando atenção excessiva e incômoda, além de ficar pressionando a cozinha para que o “pedido do Fulano famoso” saia mais rapidamente.
Crítico gastronômico
Ao meu ver, se a pessoa é um crítico gastronômico, a atenção precisa de fato ser redobrada, pois, como todos sabem, somos passíveis de erros. Aí é válido o chef checar absolutamente tudo que é feito e revisar 100% dos trabalhos de sua equipe, uma vez que o resultado final entregue deve ser exatamente o padrão da casa. Uma crítica negativa divulgada na mídia, dependendo de quem partir, pode arruinar um restaurante inteiro.