metropoles.com

Segredos da cozinha: o que mais assusta os cozinheiros no serviço?

Algumas coisas deixam os cozinheiros bem inseguros no dia a dia da cozinha. Saiba as principais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
Fogo
1 de 1 Fogo - Foto: Unsplash

Não é exagero dizer que o mundo das cozinhas é um grande caos organizado. Todos correm em várias direções, falam de forma seca e objetiva e aparentemente não se sentem intimidados por nenhum tipo de problema. Entretanto alguns fatos assustam, e muito, uma equipe de cozinha. Vou listar os principais.

Festivais de gastronomia

Sabe aqueles festivais que todos conhecem, com um preço promocional, que normalmente incluem entrada, principal e sobremesa? Pois bem, esse é um dos maiores pânicos para a equipe de cozinha (e muitas vezes de salão também), por várias razões, mas todas decorrentes do restaurante ficar lotado todos os dias da semana.

Por conta do intenso movimento, a escala de folga fica extremamente complicada (por muitas vezes as folgas semanais são suspensas durante o festival) pois é necessária a equipe completa tanto durante o serviço quanto para fazer os pré-preparos.

A falta de espaço também costuma ser um problema, já que as cozinhas costumam ser pequenas, com refrigeradores tomados por produtos. Durante esses festivais, é necessário ter maiores quantidades de insumos, dificultando o armazenamento ideal.

Organização na saída dos pedidos também é um problema. Como há uma saída constante de pratos iguais (do festival), não é incomum que garçons passem suas mesas na frente, pegando pedidos que sairiam para outras. Assim a cozinha perde o controle de quais mesas já receberam seus pedidos e quais não.

5 imagens
Durante inaugurações e eventos, todos os pratos saem de uma vez
Durante festivais, os pré-preparos são muito mais volumosos
Fogo alto não é algo que assusta os cozinheiros
Dica: não mude nada no seu prato, você pode causar um verdadeiro tumulto na cozinha
1 de 5

O restaurante foi estruturado para soltar pedidos aos poucos

Unsplash
2 de 5

Durante inaugurações e eventos, todos os pratos saem de uma vez

Unsplash
3 de 5

Durante festivais, os pré-preparos são muito mais volumosos

Unsplash
4 de 5

Fogo alto não é algo que assusta os cozinheiros

Unsplash
5 de 5

Dica: não mude nada no seu prato, você pode causar um verdadeiro tumulto na cozinha

Unsplash
Eventos para a imprensa

Normalmente quando há troca de cardápio, inauguração ou reestruturação da cozinha é feito um evento para a imprensa e convidados especiais. Isso não deveria ser um problema, já que você tem total controle dos pratos que sairão e quantas pessoas serão.

O problema é que nenhum restaurante é feito para atender todas as mesas simultaneamente e a cozinha não possui estrutura para tal. O que acontece na prática muitas vezes são pratos chegando frios ou fora do ponto para alguns convidados. Tenham paciência e a consciência de que a experiência fora desses eventos especiais é muito mais consistente.

Só sai couvert e entrada

Esse é um dos maiores pânicos de dias como sexta e sábado à noite, que costumam ser os de maior movimento nas casas. Começam a sair vários couverts, antepastos e entradas, mas nenhum prato principal. Isso sempre causa preocupação na equipe de cozinha, pois significa uma coisa: todos os pratos principais serão pedidos de uma vez.

Caindo no mesmo caso anterior, a cozinha é feita para dar vazão às mesas pouco a pouco, não com todos os pedidos ao mesmo tempo. Felizmente esse medo, mesmo causando certa angústia, pode ser atenuado com uma boa comunicação entre cozinha e salão, comunicando a ordem na qual as mesas sairão, permitindo organização.

Aquele garçom ou maître que ama trocar acompanhamentos

Há muito tempo já comentei aqui sobre o problema de modificar o prato do cardápio e tem membro do salão que adora fazer isso.

A intenção é sempre agradar ao cliente, mas o resultado pode ser o oposto. O prato pode não combinar com a alteração feita. A cozinha pode se confundir ao soltar o pedido ou até mesmo demorar mais por causa da alteração. Enfim, é quase sempre sinal de transtorno.

Falta do steward

O steward, também chamado de auxiliar de serviços gerais, é o colaborador responsável por lavar panelas e louças. Normalmente há apenas um ou dois por turno e se algum deles falta, a cozinha inteira atola. Imagina não ter mais pratos para soltar os pedidos ou até mesmo panelas para prepará-los.

Quando há essa falta, é comum que todos os membros da cozinha aproveitem cada segundo no qual não estejam ocupados para correr até a pia e lavar tudo o que conseguir a fim de possibilitar que o serviço tenha vazão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?