Segredos da cozinha: como conservar bem os utensílios
São diversos tipos de tábuas, panelas e utensílios que temos em casa, mas como garantir vida longa a todos?
atualizado
Compartilhar notícia
A gastronomia claramente está em alta. É fácil encontrar sites, programas, livros e até mesmo lojas especializadas apenas nesse setor. E nessas lojas encontramos panelas, pegadores, potes: tudo dos mais diferentes tamanhos e materiais. Mas vários deles requerem cuidados especiais para durarem mais, então seguem aí algumas dicas:
Panela de ferro fundido
É uma panela excelente, mantém o calor por muito tempo e é bastante fácil de lavar. O problema é que oxida facilmente, mas não é muito difícil evitar. Lave-a normalmente e seque de forma leve com um pano. Leve ao fogo até que ela fique completamente seca, deixe esfriar e guarde como de costume.
Se não for um utensílio de uso constante, é recomendado também passar um pouco de óleo por todo o acessório com o auxílio de um papel toalha para espalhar.
Panela antiaderente
Essa deve ser a panela que o pessoal mais erra ao cuidar. Independente do revestimento antiaderente que ela possua, os cuidados são os mesmos: não usar utensílios que não sejam de silicone nela. Qualquer outro vai riscar o revestimento e diminuir sua vida útil.
Lavar é outro cuidado. Sempre espere que a panela esteja completamente fria antes de jogar água e limpar. Colocar água fria diretamente na panela quente faz micro rachaduras que reduzem bastante a conservação do revestimento. E lembre-se de sempre usar a parte lisa da esponja para limpar.
Caso ela fique armazenada empilhada, recomendo que coloque um papel toalha entre cada panela para que uma não risque a outra.
Potes de guardar comida
As vasilhas de plástico também possuem cuidados especiais. Na verdade, elas são limitados a ler a embalagem quando se compra.
Alguns desses recipientes não são adequados para receber alimentos ainda quentes, ou mesmo irem ao freezer. Este segundo é o que devemos ter mais atenção, pois os materiais que não foram feitos para serem congelados, racham e quebram quando isso acontece.
Facas
As de serra podem ser guardadas normalmente nas gavetas. Mas as de fio devem ser, preferencialmente, guardadas em cepos (suportes para facas), ou enroladas em papel toalha para que se conserve melhor o fio. Só as use contra tábuas de madeira ou polietileno. Tábuas rígidas, como as de vidro e de acrílico, são lindas, mas arruínam a lâmina.
Para lavá-las também deve ser usado unicamente o lado liso da esponja.
Tábuas
Use apenas de polietileno e madeira. A de polietileno deve ficar de molho por uma noite em uma solução de 1 xícara (de café) de água sanitária para 1 litro de água, uma vez por semana, para garantir a higienização das fissuras que os cortes causam.
Já a de madeira, após ser lavada na pia, deve ser levada ao forno na menor temperatura possível uma vez na semana, para que seque por completo. Fique atento, não deixe-a muito tempo lá.
Utensílios de silicone
Esses não requerem muito cuidado, mas por conta da tendência a aderir melhor gordura, pode ser bom deixá-los de molho por 10 minutos em uma solução de água e detergente.