Segredos da cozinha: aprenda 6 truques da confeitaria vegana
Doces são a parte mais difícil de se reproduzir na confeitaria vegana
atualizado
Compartilhar notícia
A alimentação vegana ou vegetariana estrita vem crescendo ao longo dos anos e não pode mais ser deixada de lado pelos cozinheiros. Pratos salgados são de mais fácil adaptação e opções não faltam. Já na confeitaria, o buraco é mais embaixo.
Como já expus anteriormente, a confeitaria é alicerçada em derivados animais: ovos e laticínios. A dificuldade fica em achar formas de construir os doces abrindo mão desses itens que, além de conferirem sabor, dão textura e estrutura às receitas.
Mas separei alguns truques importantes que vão te ajudar a fazer doces veganos e vegetarianos de um jeito muito mais fácil.
Abuse do freezer e da geladeira
Como muitas vezes a gordura das receitas (que faz a estrutura da massa) é manteiga, pode ser necessário utilizar o freezer ou a geladeira. Isso porque a maioria das gorduras vegetais tem um ponto de fusão mais baixo.
Também é recomendado deixar as massas um tempo na geladeira para que elas estabilizem antes de irem ao forno. Caso contrário, a gordura derreterá muito rápido e vai se separar do preparo.
Conheça a aquafava
A aquafava nada mais é do que o líquido no qual o grão-de-bico em conserva vem imerso. Ela é um excelente substituta para as claras em neve, dando estrutura e aeração aos preparos.
Não se assuste com o aroma. Após assado, ele torna-se imperceptível. Aproveite e teste com todas as receitas. Lembrando que cada clara tem cerca de 40 gramas.
Desenvolva o glúten
Nas receitas convencionais, os ovos têm o papel de emulsionar e dar estrutura aos preparos, visto que eles coagulam quando submetidos ao calor.
Os substitutos culinários não possuem essa propriedade normalmente. Então, bata mais o seu preparo com farinha de trigo para que se forme uma trama de glúten e ela garanta estrutura aos bolos e biscoitos. Ao contrário do que é feito na confeitaria tradicional.
Esqueça o mel, mas sua substituição é perfeita
Mel não é consumido por veganos. Entretanto, por alguma razão, esse ingrediente acaba passando batido como um derivado animal. Mas sua substituição é perfeita quando se usa Maple Syrup (xarope de bordo) ou glucose de milho.
Esqueça a textura da massa com a qual você está acostumado
Massas veganas, seja de bolo ou do que for, são mais secas quando cruas do que suas irmãs com derivados. Quando for fazer um bolo, a textura antes de assar deve ser semelhante à de um sorvete, não de panqueca, como é normalmente. Não ache que as receitas que você encontra estão erradas por isso.
Não tenha medo de errar
A confeitaria vegana ainda engatinha, mas começa a tomar forma. Acompanhe profissionais da área nas redes sociais e siga perfis com receitas e dicas. Além disso, não tema experiências que não acabam da forma esperada.
É um campo que ainda está sendo tateado e se vale de muito menos elementos estruturais que a confeitaria tradicional. Troque informações, não esconda nada. Quanto mais gente trocando conhecimento, mais a área vai evoluir.