Salt Bae estava certo! Você usa o sal de forma errada para cozinhar
Uma chef americana afirmou que usar o sal a distância (assim como o polêmico Salt Bae) é a forma certa de salgar os alimentos
atualizado
Compartilhar notícia
O chef turco Nusret Gökçe se tornou, nos últimos anos, uma celebridade gastronômica pelos vídeos virais com seu jeito espalhafatoso de salgar a carne a distância que lhe renderam o apelido de Salt Bae (o “mozão do sal”, em uma tradução abrasileirada). Contudo, o que parecia só apenas performance pode ser, na verdade, uma técnica aprimorada de cozinha que poucos conhecem.
De acordo com a chef americana Kelly Scott, “quando se salga de perto a comida, é provável que tenham porções muito mais desproporcionais em que o sal fica concentrado”.
O resultado? “Vai ficar muito salgado [em algumas partes] e não tão salgada em outras áreas. Por isso, o melhor é corrigir a sua postura na hora de temperar o prato”, contou, em um vídeo publicado no TikTok.
“Já [ao salgar] de 30 centímetros de altura, o sal é mais uniformemente distribuído e você terá melhor sabor por toda parte”, ensina Kelly. Ela ainda brincou com seguidores nos comentários do vídeo. “Estou dando razão ao Salt Bae”, disse.
A expert ressalta ainda que técnica também pode (e deve) ser empregada ao usar outros tipos de temperos, especialmente no caso dos mais picantes, como pimentas.
Confira o vídeo:
@kellyscleankitchen Why salting high above your food is better than up close #cooking #cooking101 #saltingfood #howtosalt ♬ original sound – Chef Kelly Scott