Confira as melhores quadras do Plano Piloto para ir na hora da fome
Há comerciais que são ideais para vida noturna, outras para saborear um sanduba, mas estas atendem à vontade de comer em diferentes ocasiões
atualizado
Compartilhar notícia
As quadras comerciais 404/405 Sul foram batizadas de Rua dos Restaurantes numa época em que o local chamava a atenção pela concentração desse tipo de estabelecimento. Hoje, o Plano Piloto de Brasília tem várias quadras que podem ser chamadas assim.
Algumas, no entanto, parecem ter maior poder de atração sobre o empresariado, e se tornam verdadeiros polos gastronômicos. Com quantidade e variedade, seis delas se destacam. Na dúvida sobre onde ir, na hora do almoço, do jantar ou para o lanche, dirija-se a elas.
404/405 Sul
A Rua dos Restaurantes original não se rende à concorrência. Mantém-se como um dos melhores destinos para quem procura onde comer. São pelo menos 24 endereços gastronômicos Tem lugar para uma refeição mais intimista (Eat Olivae, Toujours Bistrot, Tejo) ou mais descontraída (El Paso, Nakombi, Rio Bistrô); para um almoço expresso (Pê Efe, Boteco do Juca) ou para um sanduíche (McDonalds, Subway). Lá, têm vez vegetarianos (Bardana) e carnívoros (Brace, American Prime).
408/409 Sul
Esta é um quadra bem internacional no que se refere a comida. Tem árabe (Arabetto, Tanura Lounge, Arab Sweets), tailândes/indiano (Kannika), japonês (Hanná), italiano (Baco), francês (La Chaumiére)… A quadra também atende tanto quem busca um boteco bem simples (Barril 2000) quando quem prefere lugares mais sofisticados (Nebbiolo, Degust Gastrobar). E ainda é boa para comprinhas gourmet: vinhos (Bartolomeu, Adega do Vinho, Ares dos Andes), peixes (Ueda) e etc (O Tigrão).
209/210 Sul
Em quantidade, a 209/210 Sul perde para as quadras citadas acima, mas tem diversidade — do ambiente descolado do Restaurante Universal à tradição do almoço família no San Marino; do chopinho na Villa Imperial aos biscoitos da Monjolo. Pode-se contabilizar ainda a proximidade da 408/409 (citada acima) e da 410/411, que tem outra dúzida de opções — entre elas, os bares Resenha e na Venda, o japonês Oma, o World Wine Bar e o clássico restaurante Bali.
412/413 Norte
Com localização privilegiada, ao lado do Parque Olhos D’Água, a quadra tem padaria gourmet (La Boutique), dois cafés bem transados e estlosos (Clandestino e Quintal f508), boteco (7 e Meio), sorveteria (Palato) e restaurantes de diferentes especialidades. Um dos mais interessantes é o Il-Pandrino, uma sanduicheria italiana que serve também ótimas massas. Também ficam lá o Santé 13, de ambiente intimista, os conhecidos El Negro e Dona Lenha e o animado bar Victrola.
113/114 Norte
A 412/413 Norte forma com a 412/413 uma espécie de polo gastronômico. Elas se complementam. Aqui encontram-se casas recomendadas, como O Bistrô Escondido e o Vittoria D’Itália. Fica também uma das melhores chocolaterias da cidade, a Kaebish Schokoladen. E para fechar o dia, uma boa pedida é o beco entre os blocos C e D: em um fica o Santuário, no outro o London Street, dois bares com muita cerveja artesanal e boas comidinhas no menu.
109/110 Norte
Pizza (Fratello Uno), culinária indiana (Indian House), tapas e outras receitas espanholas (Jámon Jámon), sushi (Sushi Woman), temaki (Sensei Temaki), quibe (Mercado do Kibe), kebab (Kikebab), croissant (Crô). comida mexicana (El Paso)… É bem extenso o cardápio da 109/110 Norte. Listamos 21 endereços gastronômicos na quadra, que ainda tem a vantagem de ficar perto da 209/210 (endereços dos ótimos bares I Love Beer — Tap House e 400quatrocentos).