metropoles.com

Saiba como os restaurantes estão modificando menus para delivery

Muitos estabelecimentos já possuíam essa linha e tiraram de letra a adaptação em tempos de covid-19, já outros tiveram que correr atrás

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Entregador de app não para de trabalhar, mas mantém o cuidado e prevenção com máscara e luva
1 de 1 Entregador de app não para de trabalhar, mas mantém o cuidado e prevenção com máscara e luva - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Com o isolamento como método mais seguro de prevenção contra o coronavírus e decretos que impedem o funcionamento dos restaurantes para receber o público, o delivery virou a principal solução para vários serviços. Muitos estabelecimentos já possuíam essa linha e tiraram de letra a adaptação, já outros tiveram que correr atrás.

A maior parte das casas que não eram adeptas ao delivery ou take out eram os restaurantes mais finos e cafés. Estes primavam pelo atendimento pessoal, pela interação com seus comensais e, principalmente, a possibilidade de entrega do produto finalizado o mais fresco e autoral possível.

via GIPHY

Entrega o que prometeu?

Ao comprometerem-se com o serviço de entrega, tudo precisou mudar e muitos clientes ficaram perdidos no processo. Há pessoas que querem o mesmo produto de sempre no conforto de casa, mas não é bem assim. Primeiramente, alguns produtos como massas e risotos possuem um intervalo muito pequeno entre estarem prontos e adequados ao consumo, dependendo do entregador e até mesmo do tempo que o cliente começará a comer. Normalmente são os primeiros a serem eliminados.

André Sampaio, sócio e gerente do ‘A Mano explica o processo de adequação: “Tivemos que remover itens que sabíamos que não chegariam no nosso ponto com entrega, como risotos e nosso nhoque. O processo de atendimento e proximidade com o cliente facilitou. Explicamos de maneira técnica porque alguns itens não constavam no cardápio, bem como oferecemos sugestões do que é possível preparar para se adequar ao gosto. Todos têm entendido bem o momento e sido compreensivos.”

via GIPHY

Como chegar em casa?

Há também o problema da confiança. Os serviços de delivery estão abarrotados de pedidos e, embora façam da melhor forma que conseguem, os entregadores podem eventualmente não estar disponíveis ou sacudirem demais o produto, chegando em sua casa bagunçado ou misturado. Para contornar esse problema, casas como ‘A Mano e Aroma, ambas localizadas na Asa Sul, optaram por tomar conta da entrega. A La Table Gran Cru também tem recorrido a sua equipe de salão para fazer as entregas e o resultado tem agradado. Os clientes se sentem bem vendo os já conhecidos rostos da casa ao receber o prato.

Embalagens

Outro fator primordial para que se mantenham os produtos agradáveis em sua casa são as embalagens. Elas devem ser pensadas de forma a permitir que o pedido chegue na residência do cliente o mais próximo possível do que era no restaurante. Uma solução tomada pelo Taypá foi separar tudo em recipientes: a carne com um molho em um, acompanhamentos em outro, crocantes em um terceiro. Desta forma, é possível montar o prato tal qual o restaurante e ainda se torna uma atividade lúdica.

via GIPHY

E os custos?

Outra parte sensível. O restaurante passa a arcar com custos de delivery, embalagens, além da redução na arrecadação de bebidas e drinques. Os pratos devem ter uma relação entre preço de confecção e venda que torne viável a comercialização.

Em resumo, os restaurantes precisaram se adaptar a essa nova realidade e precisamos ser compreensivos com esse pessoal que trabalha para criar bons momentos para todos.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?