Sabor do Brasil: chocolate baiano é premiado em concurso na França
O Bahia Terra da Felicidade, da ChOr, tem concentração de 55% de cacau e conquistou o terceiro lugar da disputa
atualizado
Compartilhar notícia
A Bahia é a terra da alegria, das cores e do cacau. O sul do estado é considerado o principal polo do fruto no Brasil e por lá os moradores se orgulham da produção. Mas agora eles terão muito mais motivos para isso. O chocolate Bahia Terra da Felicidade acaba de ganhar o Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021, na França.
O produto é um chocolate intenso ao leite com 55% de cacau produzido pela ChOr – Chocolate de Origem. Sob comando da empresária e chocolate maker Luana Lessa, ele disputou o prêmio entregue pela Agência de Valorização dos Produtos Agrícolas de Paris com chocolates de diversas partes do mundo.
A receita baiana é feita com frutos do cacauicultor José Carlos de Assis, que produz o fruto em Ilhéu e municípios vizinhos há mais de 15 anos.
“O propósito da ChOr é contribuir com o crescimento desta cadeia produtiva e mostrar ao Brasil e ao mundo o valor do cacau brasileiro através do nosso chocolate”, pontua Luana. A empresária criou a chocolateria em Ilhéus em 2013 com a proposta bean-to-bar (do grão à barra). Mas há dois anos se mudou para Portugal com a intenção de internacionalizar a marca.