metropoles.com

Rita Lobo: alimentação saudável pede divisão de tarefas na cozinha

Em Cozinha a Quatro Mãos, a autora e apresentadora convida casais para prepararem juntos as refeições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
rita lobo novo livro – divulgação
1 de 1 rita lobo novo livro – divulgação - Foto: Divulgação

Rita Lobo é, atualmente, uma das principais defensoras do movimento conhecido como comida de verdade. A apresentadora e cozinheira, principalmente pela televisão, ensina que não precisamos fugir da cozinha e mergulhar nos ultraprocessados. Ao contrário: para ser de fato saudável, temos de preparar nossas refeições. Para isso, a escritora lançou, em Brasília, seu novo livro: Cozinha a Quatro Mãos.

Na obra, Rita propõe nova abordagem. Convida os casais a se jogarem juntos no mundo das panelas e aromas. “Para as populações terem uma alimentação melhor, as pessoas precisam comer comida de verdade e excluir os industrializados”, conta, em entrevista ao Metrópoles.

A apresentadora, no entanto, alerta: ficou no passado aquele papo de que só a mulher é responsável pela alimentação da família. “A solução para que as pessoas consigam manter uma rotina saudável de verdade é haver uma divisão estruturada de tarefas”, aponta a comandante do Cozinha Prática, da GNT.

Cozinha a Quatro Mãos, feito com consultoria do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), vai além das deliciosas receitas. O livro funciona como uma espécie de guia, com orientações sobre o que cada um dos “cozinheiros” deve fazer para o prato sair certo e a experiência não terminar em briga e estresse.

A alimentação tem de ser uma prioridade e uma habilidade que o casal domina. No livro, tem um plano de ataque e a gente dá o caminho das pedras, para os dois fazerem  tudo de forma natural e prática

Rita Lobo

Gosto de infância
Atualmente, o conceito de comida de verdade tem ganhado cada vez mais força. Principalmente depois que pesquisas comprovam a associação dos alimentos ultraprocessados e industrializados ao aumento de doenças e a distúrbios alimentares.

Divulgação

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 18,9% da população brasileira acima de 18 anos estão obesa. O excesso de peso, por sua vez, é fator agravante em doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.

Exatamente por isso, Rita Lobo tem se tornado grande defensora de que as pessoas busquem cozinhar o próprio alimento. “Esse livro mostra que esse é um caminho de saúde pública”, garante. Mas o que é comida de verdade? “O brasileiro conhece bem isso. É aquela receita da vovó, o arroz e feijão do dia a dia”, conclui.

A apresentadora, inclusive, tranquiliza quem tem medo das panelas. “Aprendi a cozinhar aos 20 anos. Todo mundo consegue. Sou a prova viva de que é possível aprender”, destaca.

Cozinha a Quatro Mãos
De Rita Lobo. Editora Senac. 168 páginas. Preço: R$ 47

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?