Rita Lobo: alimentação saudável pede divisão de tarefas na cozinha
Em Cozinha a Quatro Mãos, a autora e apresentadora convida casais para prepararem juntos as refeições
atualizado
Compartilhar notícia
Rita Lobo é, atualmente, uma das principais defensoras do movimento conhecido como comida de verdade. A apresentadora e cozinheira, principalmente pela televisão, ensina que não precisamos fugir da cozinha e mergulhar nos ultraprocessados. Ao contrário: para ser de fato saudável, temos de preparar nossas refeições. Para isso, a escritora lançou, em Brasília, seu novo livro: Cozinha a Quatro Mãos.
Na obra, Rita propõe nova abordagem. Convida os casais a se jogarem juntos no mundo das panelas e aromas. “Para as populações terem uma alimentação melhor, as pessoas precisam comer comida de verdade e excluir os industrializados”, conta, em entrevista ao Metrópoles.
A apresentadora, no entanto, alerta: ficou no passado aquele papo de que só a mulher é responsável pela alimentação da família. “A solução para que as pessoas consigam manter uma rotina saudável de verdade é haver uma divisão estruturada de tarefas”, aponta a comandante do Cozinha Prática, da GNT.
Cozinha a Quatro Mãos, feito com consultoria do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), vai além das deliciosas receitas. O livro funciona como uma espécie de guia, com orientações sobre o que cada um dos “cozinheiros” deve fazer para o prato sair certo e a experiência não terminar em briga e estresse.
A alimentação tem de ser uma prioridade e uma habilidade que o casal domina. No livro, tem um plano de ataque e a gente dá o caminho das pedras, para os dois fazerem tudo de forma natural e prática
Rita Lobo
Gosto de infância
Atualmente, o conceito de comida de verdade tem ganhado cada vez mais força. Principalmente depois que pesquisas comprovam a associação dos alimentos ultraprocessados e industrializados ao aumento de doenças e a distúrbios alimentares.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 18,9% da população brasileira acima de 18 anos estão obesa. O excesso de peso, por sua vez, é fator agravante em doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.
Exatamente por isso, Rita Lobo tem se tornado grande defensora de que as pessoas busquem cozinhar o próprio alimento. “Esse livro mostra que esse é um caminho de saúde pública”, garante. Mas o que é comida de verdade? “O brasileiro conhece bem isso. É aquela receita da vovó, o arroz e feijão do dia a dia”, conclui.
A apresentadora, inclusive, tranquiliza quem tem medo das panelas. “Aprendi a cozinhar aos 20 anos. Todo mundo consegue. Sou a prova viva de que é possível aprender”, destaca.
Cozinha a Quatro Mãos
De Rita Lobo. Editora Senac. 168 páginas. Preço: R$ 47