Restaurante Xamam lança menu degustação de inverno com 14 pratos
Batizado de Inspirações, o menu está disponível na casa até o fim da estação
atualizado
Compartilhar notícia
Da cabeça ao rabo, o porco é a estrela das receitas do chef Anthony Soares no Xamam. A casa, que abriu as portas em dezembro de 2020 com cardápio dedicado ao animal, acaba de lançar o menu degustação de inverno (R$ 199). Apelidado de Inspirações, o cardápio conta com 14 pratos divididos em entradas, principais e sobremesas.
De acordo com Anthony, o menu é baseado em obras de chefs de todo o mundo. “Observamos pratos criados por eles e fizemos uma ‘versão suína’, com tudo que nós temos disponível em nossa charcutaria.”
Para abrir o paladar, os comensais vão degustar a Água de morango. Em seguida, a casa oferece um combinado do mestre charcuteiro Alexandre Freitas, com rodelas de calabresa, paio e copa batizados de Efeitos da maturação .
A sequência segue com o Combinado Xamam, que oferece três sushis de carne de porco. O primeiro é feito com picanha, abacaxi, arroz e flor de sal; o segundo é um corte de barriga, com couve e arroz; e o último leva bochecha de porco com nori e arroz. Pirulito de bochecha, Torinha de joelho e Bomba de costela compõem a etapa O porco vale ouro.
O oitavo prato leva o nome de Nem tudo é o que parece ser. A receita é feita com batata bolinha ao molho demi-glace e bacon de fraldinha e servida dentro de uma crosta de sal queimado. Quem finaliza a lista de entradas é a Fresh salad, com raspadinha de abacaxi com gengibre e folhas.
Entre o ápice e o doce
Para começar os pratos principais, o Xamam entrega Romeu, Julieta e o porquinho. Uma releitura da clássica sobremesa que leva o nome dos apaixonados e é feita com queijo de cabra, goiabada, burrata, rosbife suíno e água de tomate.
Em décimo primeiro lugar os clientes vão degustar a receita que leva o nome do menu, Inspirações. Ela é feita com rústico inhame recheado com costela e farofa de aparas de diferentes partes do porco servido sobre cama de sal. A sequência conta ainda com a mistura de picanha de porco, espuma de tucupi e arroz de coco, batizada de Diversidade.
Na hora de se deliciar com os doces, tudo começa com o que o chef Anthony chama de “pré-sobremesa”. Com nome de Reflexão, o prato mistura sabores agridoces com pão de calabresa, queijos e diferentes tipos de mel. A penúltima sobremesa leva o nome de Xeque, como no xadrez, e oferece dois chocolates em formato de peças do jogo servidas sobre um mini tabuleiro.
A cartada final do menu é a composição de Bananas e caramelos, com três texturas de banana (creme, tartar e chips), caramelo toffe, sorvete de caramelo e farinha de bacon.
Serviço
Xamam Restaurante e Charcutaria
210 Sul, Bloco B, Loja 30. Telefone: (61) 98593-8593. De segunda a domingo, das 11h às 23h.