Restaurante eleito o melhor de Londres nunca existiu: entenda
Um conhecido crítico de gastronomia criou um lugar fake e colheu os frutos do sucesso
atualizado
Compartilhar notícia
O repórter Oobah Butler ganhava a vida escrevendo boas avaliações sobre estabelecimentos que nunca tinha ido. Acostumado ao “mundo fake” das resenhas gastronômicas, ele resolveu tentar uma loucura: inventar um restaurante, não servir nada e colocá-lo no topo do TripAdvisor de Londres. A experiência foi descrita em matéria publicada no portal Vice.
Sua jornada começou com a escolha do nome: The Shed at Dulwich, algo como O barracão em Dulwich. Também estabeleceu um endereço (na verdade, só o nome da rua) e um site com menu maluco. Definiu o local como “aberto somente para reservas” e incluiu um telefone para contato.
Em seguida, tirou fotos de pratos montados com alvejante de louças, espuma de barbear, esponja e outros elementos não muito usuais. E o esforço foi recompensado: entrou para o ranking do mais famoso site de avaliações gastronômicas.
Colocou alguns amigos para classificar o restaurante positivamente e, em pouco tempo, sua posição foi subindo. À medida que melhorava o desempenho virtual, começavam a surgir reservas por e-mail e telefone. Em menos de três meses, as coisas explodiram. O “chef” recebeu amostras de produtos, pedidos de emprego e propostas de acordos comerciais.
O motivo do sucesso? A necessidade criada pela dificuldade – impossibilidade, na verdade – de conseguir uma mesa em um restaurante tão bem avaliado.
Para finalizar a brincadeira, Oobah de fato serviu um jantar maluco no barracão onde mora, com direito à comida congelada, galinhas soltas no jardim e pessoas tomando vinho no telhado. Tudo com a ajuda de muitos amigos figurando como clientes, garçons, chef e DJ.
Mesmo depois de toda a “experiência”, alguns clientes os avaliaram positivamente. Obviamente, a charada foi derrubada pelo TripAdvisor, e o Shed at Dulwich excluído de sua lista. Os representantes do site se justificaram afirmando que costumam direcionar os esforços para encontrar <i>reviews</i> falsos, mas não estabelecimentos inexistentes.