“Receitas vegetarianas não são caras e complicadas”, afirma Paula Lumi
A designer dedica a maior parte do tempo ao blog e ao canal do YouTube Presunto Vegetariano, com mais de 200 mil inscritos
atualizado
Compartilhar notícia
Queridinha no mundo sem carne (vegetariano e vegano), a paulista Paula Lumi comanda o blog de receitas Presunto Vegetariano. Na ativa há mais de cinco anos, ela compartilha comidinhas e informações sobre ingredientes no site e no canal do YouTube, no qual soma mais de 230 mil inscritos. Cada vídeo costuma ter entre 100 e 200 mil visualizações, e há novos conteúdos toda semana em ambas as plataformas.
A brincadeira com o nome do blog vem das lanchonetes atrapalhadas, que, de acordo com Paula, ao serem perguntadas se há salgados sem carne, respondem: “Tem esse de presunto”.
Uma de suas marcas registradas é a voz suave da narração, sempre acompanhada de músicas felizes e dos simpáticos gatinhos da paulista. Outra peculiaridade é que seu conteúdo não foca em ser fitness e consumir os ingredientes da moda, indo na contramão da maioria dos influenciadores digitais veganos, como a chef Tati Lund e a apresentadora Bel Gil.
Em entrevista ao Metrópoles, Paula Lumi conta que procura deixar seu conteúdo o mais acessível possível. “(É preciso) acabar com esse papo de que receitas vegetarianas são complicadas, caras e inacessíveis. É possível fazer um prato bem legal com uma ida ao supermercado ou feira.”
O que você indica para quem deseja começar uma vida mais saudável e mais próxima do veganismo?
Variar a alimentação sempre, provar novos sabores veganos para ver como a alimentação é rica e variada. Não vai sentir falta de nada. Se sua vida é corrida, procure deixar comida sempre à mão, pegue um dia tranquilo, faça bastante comida e congele.
Você fala muito das receitas, mas praticamente nunca cita as propriedades nutricionais dos alimentos que consome. Por quê? É algo relacionado ao fato de você não ser nutricionista? Sim. Como sou designer e não nutricionista, tenho receio de falar algo errado. Se preciso explicar algo, consulto a informação com amigos nutricionistas ou chefs.
Qual a sua opinião a respeito do movimento “Segunda sem Carne”?
Acho superválido, tenho vários leitores que começaram o vegetarianismo com o movimento. Sempre indico para quem quer começar, mas não consegue cortar a carne de uma só vez.
Recebo, constantemente, mensagens de pessoas que se tornaram veganas, vegetarianas — e também melhoraram de problemas de saúde — por conta das receitas. Essas mensagens são incentivadoras pra continuar
Paula Lumi
Qual a sua relação com marcas que não são veganas, mas fabricam produtos veganos? Você segue a linha de orientação mais radical?
Eu procuro apoiar empresas que produzem produtos veganos e sempre olho as listas de companhias que testam em animais para evitá-las.
Eu gosto do que faço, procuro transmitir isso pelos vídeos, posts e respostas aos leitores. Sempre tiro um tempinho para responder, agradecer e interagir com eles de alguma forma.
E o blog é do meu marido Marco Alvares também. Na verdade, nada existiria sem ele. A ideia de criar o blog, a programação do site, layout do blog, edição dos vídeos, animações, foi tudo feito por ele.