metropoles.com

Quilombolas e Atala discordam em projeto enquanto baunilhas morrem

O projeto Baunilha do Cerrado tem gerado divergências entre a comunidade Kalunga e o instituto Atá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Crianças kalungas em comunidade quilombola em Goiás
1 de 1 Crianças kalungas em comunidade quilombola em Goiás - Foto: null

Recentemente, houve um desentendimento entre o instituto Atá, do chef Alex Atala, e a comunidade quilombola Kalunga. A polêmica se deu em cima do alegado (por parte dos kalunga) desrespeito do instituto às opiniões do quilombo e a forma como se geriu o projeto Baunilha do Cerrado, levando até mesmo o chef a se pronunciar oficialmente sobre o assunto.

A polêmica toma uma nova cara quando a comunidade evidencia a morte das mudas em estufas, de acordo com reportagem da Folha. Os kalunga alegam que o instituto não deu o devido apoio à comunidade. O grupo entendeu que receberia para cultivar as mudas da orquídea que carrega as favas. Porém, não foi o que aconteceu, resultando no abandono do cultivo, agora executado apenas por uma família local.

Acusam também o registro comercial da baunilha do cerrado. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), entretanto, reforça que o registro não implica exploração comercial ou propriedade da fava.

Em contrapartida, Alex Atala afirma que o projeto ainda está em andamento e dará frutos de oito a dez anos, quando inicia-se a produção das favas, pois ainda está se aprendendo como tratar as mudas. Afirma também que a Fundação Banco do Brasil ainda não liberou a verba da fase seguinte do projeto. A reportagem aponta também que o chef admite que podem ter havido falhas de comunicação entre o Instituto e os kalunga: “Não estou afirmando que é tudo maravilhoso. Pode existir polêmica? Sim. Mas não má-fé”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?