Queijos brasileiros: saiba mais sobre 5 tipos produzidos no país
Durante muito tempo, o Brasil foi conhecido apenas pelo queijo minas, mas atualmente somos premiados por alguns dos melhores do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Já foi dito que o Brasil não poderia ser levado a sério porque possuía apenas um tipo de queijo (o minas), mas isso há muito mudou. Atualmente desenvolvemos diversos queijos de qualidade igual ou superior a dos nossos amigos estrangeiros e, inclusive, acumulamos prêmios em concursos internacionais.
Neste artigo me limitarei a falar de apenas alguns dos que têm chamado atenção do mundo inteiro, visto que atualmente produzimos incontáveis queijos, sejam completamente originais do Brasil ou variações estrangeiras. Temos marcas de várias regiões, mas a que concentra maior produção ainda é Minas Gerais. Conheça-os:
Serra da Canastra
Também chamado de queijo canastra ou queijo da Canastra. É um queijo produzido na região em questão. Foi o primeiro queijo “sério” brasileiro a ser divulgado no exterior e popularizou-se nas últimas décadas, porém tem mais de 200 anos de história. É um DOC (Denominação de Origem Controlada), o que significa que deve seguir um rígido processo de produção, além de ser feito na Serra da Canastra. De casca mais rígida e com período de maturação de cerca de 30 dias, possui um sabor mais presente e centro macio.
Tulha
É um queijo relativamente recente, produzido no estado de São Paulo. Tem maturação de um a dois anos, o que resulta em um queijo mais salgado, de sabor presente e textura quebradiça, lembrando os queijos parmesão de qualidade, porém com características próprias.
Cedro
Também da região serrana de Minas Gerais, esse queijo acumula prêmios internacionais. Com maturação de 30 dias ou mais, ele possui casca rígida, recheio ácido, gorduroso e cremoso. Possui mofo em sua casca (comestível), com um sabor bem característico.
Mimo da Serra
Feito com fungos franceses, é um queijo de miolo macio e cremoso, lembrando um pouco a textura dos tomme ou brie de qualidade. Nativo de São Paulo, é uma excelente pedida para quem gosta de queijos com sabor mais presente.
Serrano
É considerado o “canastra do sul”. Semelhante aos queijos da Serra da Canastra, mas, como todo queijo, tem características diferentes de acordo com a região de fabricação. O queijo é mais amanteigado e sua cidade de origem, São Francisco de Paula (RS), o transformou no primeiro patrimônio imaterial do município.
Além de todos esses já listados, temos uma ampla produção de queijos de cabra e ovelha. Não podemos deixar de fora também os nossos já conhecidos (e populares) mais difundidos, como o manteiga, requeijão de corte, minas meia cura, catupiry e coalho. Não somos mais o país de um queijo só.