Qual a diferença entre creme de leite fresco, de caixinha e nata?
Esses derivados do leite costumam confundir a cabeça de todo mundo nas receitas, mas há sim momentos específicos para usar cada um deles
atualizado
Compartilhar notícia
Os diferentes derivados de leite são atualmente comuns nas prateleiras e há alguns que são tão semelhantes que acabam confundindo os consumidores. Reúno aqui os que mais despertam curiosidade e aponto suas diferenças, usos e particularidades: creme de leite de caixinha, creme de leite fresco, iogurte fresco e nata.
Iogurte fresco
Inicio com este por conta de diferir completamente dos outros. Apesar de aparência semelhante ao do creme de leite fresco, trata-se de uma derivado do leite no qual o açúcar foi digerido por bactérias benéficas gerando um produto espesso e de sabor ácido. O iogurte pode ser consumido puro ou usado em receitas para substituir o leite. Ele proporciona maior acidez, umidade ao preparo, mas também mais peso. Muito bom para molhos de salada, pois graças aos seus elementos emulsificantes, pode criar cremes semelhantes a maionese.
Creme de leite fresco
O creme de leite fresco é basicamente a gordura do leite diluída. Os produtos brasileiros costumam conter de 30% a 35% de gordura. É o único dessa lista que bate em chantili, quando gelado, logo ideal para receitas que elevam o preparo. Por normalmente não conter muitos conservantes, precisa ser mantido resfriado e possui validade reduzida se comparado aos outros cremes de leite. E pode ser usado para substituir os cremes de leite em qualquer receita, principalmente nas salgadas. Confere mais qualidade e um melhor resultado. Uma outra grande vantagem dele é não talhar quando ferve (apenas se misturado a algo ácido).
Creme de leite de caixinha e lata
Ambos bem semelhantes, variam um pouco no percentual de gordura (a caixinha tem de 17% a 20% e em lata até 23%). Nenhum dos dois bate chantili e o que os difere entre si principalmente é a possibilidade de separar e remover o soro da versão em lata, criando um preparo mais encorpado. Os dois podem ser usados na mesma proporção em qualquer receita, porém correm o risco de talhar em alta temperatura. Por possuir uma quantidade maior de aglutinantes e espessantes, o que proporciona preparos de textura mais grossa.
Nata
A nata é também um derivado de alto teor de gordura, superior ao creme de leite fresco, e que pode ser utilizada em qualquer receita, com a ressalva de que não arma chantili. A nata possui mais gordura também.. Esta característica costuma deixar os preparos um pouco menos aerados, mas mais fofos e úmidos.