Quais são os principais tipos de mostarda e seus melhores usos na cozinha
Há uma grande variedade do condimento nas prateleiras dos mercados, mas você sabe diferenciar todos?
atualizado
Compartilhar notícia
A mostarda é um ingrediente conhecido por muita gente, mas se formos às prateleiras, é possível encontrar diferentes tipos e nem sempre sabemos como usá-los.
Primeiro vamos à origem deste tão conhecido e amado condimento. O pé de mostarda é um parente do wasabi. Para a alimentação, usam-se as folhas, as sementes e, recentemente, passaram a usar as flores. Estas possuem um sabor forte e presente, assim como as folhas, e podem ser usadas em saladas ou até mesmo para finalizar pratos. Já as sementes são usadas para os molhos e pastas que conhecemos bem, além de marinadas e conservas. Nos molhos, embora sejam inúmeros, listarei os mais comuns.
Mostarda amarela
A boa e velha mostarda de bisnaga, que todos conhecemos bem. Presentes em toda barraquinha de cachorro quente que se preze, é feita através da fermentação e processamento do grão claro, misturada com vinagre e outros condimentos, como a cúrcuma. Seu sabor é mais suave que o das outras mostardas e é a base de molhos simples, como o rosé e mel e mostarda.
Mostarda escura
Normalmente usada pelos alemães pelo casamento perfeito com diferentes tipos de salsicha, a mostarda escura é feita a partir dos grãos com caramelo, curry, vinagre, raiz forte e outras especiarias. Possui um sabor mais potente e deve ser usada com mais parcimônia.
Mostarda dijon
A mostarda francesa mais famosa do mundo, feita na região que lhe dá nome. Uma pasta a partir dos grãos da mostarda escura com sabor bastante picante. Ela pode ser usada pura em diversos preparos e é a base de vários molhos da gastronomia francesa, como o famoso dijonese. Inclusive, muitos chefs usam um pouco como base na maionese, para emulsificar e dar mais cor e sabor.
Ancienne
Traduzindo literalmente, a antiga. É de origem francesa e feita com grãos apenas macerados, o que deixa eles visíveis na pasta. O sabor é mais suave e a que chega em nossas prateleiras é a versão de Bordeaux, região da França, mas existem inúmeras opções no pais de origem.
Mostarda Cremona
Pouco conhecida fora da Itália, essa mostarda é na verdade uma conserva de frutas originária da cidade de Cremona. O local era muito próspero e as colheitas geravam sobras. Para evitar que estragassem, as frutas eram conservadas em um xarope com óleo ou pó de mostarda. Em nada se assemelha aos outros tipos listados, mas é muito saborosa e utilizada normalmente em preparos com abóbora na gastronomia italiana.