metropoles.com

Precisamos parar de nacionalizar clássicos da gastronomia estrangeira

É importante valorizar a língua e a cultura, mas chegamos a um ponto de exagero que deve ser discutido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
petit gateau
1 de 1 petit gateau - Foto: Unsplash

Recentemente um fato gerou burburinho no BBB22. Tiago Abravanel mencionou que faria um croque monsieur diferenciado, mas, ao descrever o prato, disse ser um sanduíche de requeijão feito no forno. Tudo errado. Ainda assim começaram os movimentos que questionavam chamar pelo nome francês e não de sanduíche de forno, o que não faria sentido, porque o croque é tão específico quanto o bauru ou o misto quente. Ele é feito no pão de forma, com presunto, queijo ementhal e molho branco e gratinado com queijo gruyère.

Nomes estrangeiros de preparos já existentes no país, e que ganharam um nome nacional, de fato não precisam ser usados. É completamente desnecessário chamar churrasco de barbecue, defumador de pit smoker, macarrão de pasta, e assim vai. Agora, existem preparos que são específicos, consagrados na gastronomia e não possuem um equivalente nacional. E esses não devem ser traduzidos para um preparo já existente no país. Explico.

Ano passado, por exemplo, publiquei a receita do cupcake de carrot cake. Ridicularizaram os nomes, mas sem usar o tutano. O cupcake não é um “bolinho”, é um batido pesado específico feito em forminhas. Seria o mesmo que chamar brigadeiro de trufa confeitada, não é a mesma coisa. E o carrot cake não é um bolo de cenoura. Primeiro, porque é um preparo extremamente específico da confeitaria estadunidense, que leva cenoura ralada e especiarias e é coberto com um creme ácido de cream cheese. Segundo, porque temos uma concepção própria de bolo de cenoura, que é aquele normalmente feito com cenoura batida com os outros ingredientes no liquidificador e coberto de calda de chocolate ou brigadeiro.

6 imagens
Famoso red velvet não é chamado apenas de veludo vermelho ou qualquer outro nome brasileiro
Ele provou coxinha de frango e de calabresa
Cheesecake não é como o nosso bolo de queijo, normalmente feito com ricota
Já o carrot cake não é um mero bolo de cenoura, mas sim um tipo específico
Quando o brasileiro pensa em bolo de cenoura, é isso que vem à mente
1 de 6

O croque monsieur não é apenas um sanduíche de forno

Gabriel Foster / Metrópoles
2 de 6

Famoso red velvet não é chamado apenas de veludo vermelho ou qualquer outro nome brasileiro

Pixabay
3 de 6

Ele provou coxinha de frango e de calabresa

Pixabay
4 de 6

Cheesecake não é como o nosso bolo de queijo, normalmente feito com ricota

Pixabay
5 de 6

Já o carrot cake não é um mero bolo de cenoura, mas sim um tipo específico

Pixabay
6 de 6

Quando o brasileiro pensa em bolo de cenoura, é isso que vem à mente

Pixabay

Imagine você pedindo em uma confeitaria aqui no Brasil um bolo de cenoura e chega na mesa um carrot cake. Ia ser um momento de inversão de expectativas e, provavelmente, de decepção. O mesmo ocorre com diversos outros preparos: pain au chocolat não é um pão de chocolate, mas uma massa folhada recheada com bastões de chocolate amargo; cheesecake não é um bolo de queijo, inclusive o nosso bolo de queijo não tem nada a ver com isso. Os exemplos são infindáveis.

Imagine também o caminho inverso, com outros países querendo traduzir nossa caipirinha, feijoada, coxinha, empada, pão de queijo e outros quitutes extremamente específicos. Não dá certo, não é mesmo?

Acho que, no final, caímos na mesma máxima de qualquer discussão de internet: tenha conhecimento antes de se posicionar. Se for uma estrangeirização de um preparo já existente aqui ou genérico, vamos usar o português, se for uma receita consagrada e específica, usamos o nome original.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?