metropoles.com

Precisamos falar sobre plágio na cozinha: quem é o dono das receitas?

Motivo de intensos debates entre chefs, o uso de preparos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
WhatsApp Image 2018-05-04 at 7.03.32 PM
1 de 1 WhatsApp Image 2018-05-04 at 7.03.32 PM - Foto: iStock

É comum vermos pratos semelhantes em restaurantes diferentes. Essa “coincidência” é motivo de uma grande batalha de egos entre chefs sobre o verdadeiro autor da receita ou conceito. Mas como se resolve tal problema?

Na verdade, trata-se de uma questão sem solução. Não há qualquer proteção de patente ou algo que garanta a propriedade intelectual da criação dos cozinheiros. Portanto, existem apenas duas saídas para quem deseja “preservar” suas receitas.

http://gph.is/2zWFvMl

A primeira é o segredo: somente uma pessoa ter conhecimento da “fórmula” ou processo de fabricação. Ninguém sabe ao certo como se faz uma Coca-Cola ou o “flango flito” de um famoso restaurante chinês do Rio de Janeiro.

A segunda parece uma pouco mais complexa, a depender da ética dos outros cozinheiros do mercado. Espera-se que colegas não tomem para si pratos consagrados pelas mãos de outros chefs. Porém, isso nem sempre ocorre…

Outro problema corriqueiro é a posse das receitas. Um passo-a-passo desenvolvido por um restaurante, independentemente de quem tenha feito, costuma ser, eticamente, de posse da casa ou do chef responsável por ela. É uma regra não-escrita, uma tradição gastronômica.

http://gph.is/2nvr246

Entretanto, não é incomum um profissional ganhar visibilidade mais tarde em sua carreira e começar a tomar para si os pratos criados sob a batuta de outro chef. Ao meu ver, isso não é nem ético nem coerente. Afinal, ele estava evoluindo seus pratos junto com sua equipe.

Ocorre bastante de cozinheiros se apossarem de conceitos e criações de outras cidades ou países, na esperança de enganar o mercado local. Infelizmente, a estratégia costuma dar certo e, além disso, esse profissional por vezes acusa de plágio colegas que adotam a mesma prática.

http://gph.is/2p59rUm

No fim das contas, a única forma de se proteger disso é deixar claro que suas receitas são abertas, dar crédito aos chefs e continuar sempre se reinventando. Essa atitude não só determina o fim desse tipo de rixa, como também evita a estagnação da gastronomia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?