Padaria-boutique Berlim traz delícias alemãs para o Lago Sul
Localizada na QI 23, a casa será inaugurada na segunda quinzena de fevereiro. Espaço terá carta de drinques assinada por Gustavo Guedes
atualizado
Compartilhar notícia
Uma experiência “verdadeiramente alemã” é o que promete a nova padaria gourmet de Brasília. A Berlim Casa de Pães, mix de empório e cafeteria, prepara-se para abrir as portas na subida da QI 23 do Lago Sul, na segunda quinzena de fevereiro.
Especializado em panificação alemã, o espaço comandado pelo casal Caroline Lara e Leandro Veras surgiu do desejo de transformar o hobby gastronômico em negócio. “Somos empreendedores. Queríamos investir em uma padaria-boutique, porém o excesso de oferta de opções francesas na cidade fez com que voltássemos nossa atenção ao conceito alemão”, diz Caroline.Com isso em mente, eles decidiram se tornar representantes exclusivos no Centro-Oeste de uma marca fabricante da panificação alemã que exporta para todo o mundo. “Usamos matéria-prima orgânica e seguimos uma legislação rigorosa. O pão ultracongelado e pré-assado é feito com massa de fermentação natural, sem conservantes e armazenado a -18°C. Essa técnica interrompe o crescimento de microrganismos e minimiza a perda de vitaminas. Todos os fornecedores são certificados pela International Food Standard [IFS]”, explica Leandro.
35 opções de pães
Entre as opções que poderão ser degustadas estão: o pão triangular (com diversos grãos e de fermentação natural); o integral de abóbora (massa de fermentação natural); o fitness multicereais; o Farmer (redondo, feito de uma mistura de farinha de centeio e trigo com fermentação natural); o Crusty; o Country (alemão, tipo filão de centeio, feito com massa de fermentação natural); o de girassol (integral feito com farinha de centeio, sementes de girassol e naturalmente fermentado); o de centeio; e o de grãos finos (feito com linhaça escura e clara, gergelim e girassol em um mix de farinhas leves). “Os pretzels doces e salgados ficam ótimos com cervejas artesanais”, indica Leandro. Haverá ainda baguetes, ciabatas, e croissants.
Para quem segue dietas restritivas e adota estilo de vida mais saudável, a casa vai trabalhar com produtos sem lactose e glúten, além de veganos e vegetarianos. “Haverá ainda a possibilidade de comprar os pães congelados para preparar em casa”, afirma o sócio.
Produção própria e empório
No endereço terá também empório e cafeteria, com opções para fazer uma boquinha rápida, como sanduíches. Entre os destaques, o Munique (pãozinho de semente de abóbora, salsichão vermelho, mostarda adocicada, queijo fundido, cebola crispy, molho da casa e salada); o Berlim (pão integral de centeio, joelho de porco à pururuca, queijo mussarela, repolho roxo agridoce, molho dijon e salada; e o Dusseldorf (pão alemão de centeio, abacaxi caramelizado, geleia de abacaxi, molho da casa e hortelã).
A fabricação própria da marca será voltada para delícias como cucas, strudels e stolens (massa doce recheada com frutas secas e cristalizadas). “Os doces alemães são muito leves e tem um dulçor discreto, enquanto o brasileiro gosta de sobremesas mais açucaradas. Então vamos fazer receitas adaptadas para o paladar do brasiliense, como a cuca de banana com doce de leite, a de morango com chocolate e a de cereja”, explica Carol.
O bolo de queijo quark cremoso, chamado de Käsekuchen, será feito com matéria-prima produzida próximo a Goiânia por um suíço. “É um primo do cheesecake e uma das nossas grandes apostas”, indica. Patês, geleias e manteigas saborizadas produzidas no espaço completam o mix.
Agora, se a vontade é levar um pouquinho da experiência europeia para casa, a padaria venderá produtos diversos: mostardas, chocolates, biscoitos, cervejas, espumantes, além de vinhos alemães.
Drinques de café e gim
Quem assina a carta de drinques da Berlim é o premiado mixologista Gustavo Guedes. Após estudar os sabores alemães, o craque buscou referências de harmonização entre ingredientes brasileiros e cafés. “O paladar germânico é bem diferente do nosso, por isso adaptei algumas receitas”, explica.
No cardápio, os destaques são o Tiramisu Martini (café expresso, Baileys, vodka e marshmallow tostado); German Coffee (Johnnie Walker Black Label, café expresso, licor de café, xarope de canela, angostura bitters e espuma de leite com noz moscada); Expresso Negroni (gim Tanqueray London Dry, vermute com infusão de café, mix de amaros com nibs de cacau e dash de licor de café); Cold BrewTonic (gim Tanqueray no.10, brewed coffee, cordial de laranja com cardamomo e água tônica); Colônia Spritz (espumante, Aperol, redução de amora com pinot noir, limão-siciliano, alecrim e flor de sal); Brandenburg Lemonade (Bulleit Bourbon, limão-siciliano, mel, flor de laranjeira, gengibre, hortelã e citrus); Café Romano (com toque de Nutella e raspas de limão); e Cafeteria (cappuccino com wafer de caramelo e calda de chocolate).
Ambiente moderninho
Com vista panorâmica para o Lago Paranoá e a Esplanada dos Ministérios, a Berlim tem projeto assinado pelos arquitetos Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco (Bloco Arquitetura), responsáveis pelo visual de endereços como Varanda Pães Artesanais, Authoral e Ricco Burger.
“Eles pensaram o projeto para uma casa de pães com pegada moderna, como é a cidade de Berlim. As referências vêm do tradicionalismo alemão com toques de marcenaria”, explica Carol. O casal já pensa em expandir a marca para o Plano Piloto e Águas Claras.
Berlim Pães
Na subida da QI 23 do Lago Sul, Bloco E, lojas 28/44. O espaço vai operar diariamente, das 7h às 22h, com opções de café da manhã e lanche da tarde