metropoles.com

Padaria-boutique Berlim traz delícias alemãs para o Lago Sul

Localizada na QI 23, a casa será inaugurada na segunda quinzena de fevereiro. Espaço terá carta de drinques assinada por Gustavo Guedes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Victor Rocha
Berlim – 47
1 de 1 Berlim – 47 - Foto: Fotos: Victor Rocha

Uma experiência “verdadeiramente alemã” é o que promete a nova padaria gourmet de Brasília. A Berlim Casa de Pães, mix de empório e cafeteria, prepara-se para abrir as portas na subida da QI 23 do Lago Sul, na segunda quinzena de fevereiro.

Especializado em panificação alemã, o espaço comandado pelo casal Caroline Lara e Leandro Veras surgiu do desejo de transformar o hobby gastronômico em negócio. “Somos empreendedores. Queríamos investir em uma padaria-boutique, porém o excesso de oferta de opções francesas na cidade fez com que voltássemos nossa atenção ao conceito alemão”, diz Caroline.

Com isso em mente, eles decidiram se tornar representantes exclusivos no Centro-Oeste de uma marca fabricante da panificação alemã que exporta para todo o mundo. “Usamos matéria-prima orgânica e seguimos uma legislação rigorosa. O pão ultracongelado e pré-assado é feito com massa de fermentação natural, sem conservantes e armazenado a -18°C. Essa técnica interrompe o crescimento de microrganismos e minimiza a perda de vitaminas. Todos os fornecedores são certificados pela International Food Standard [IFS]”, explica Leandro.

35 opções de pães
Entre as opções que poderão ser degustadas estão: o pão triangular (com diversos grãos e de fermentação natural); o integral de abóbora (massa de fermentação natural); o fitness multicereais; o Farmer (redondo, feito de uma mistura de farinha de centeio e trigo com fermentação natural); o Crusty; o Country (alemão, tipo filão de centeio, feito com massa de fermentação natural); o de girassol (integral feito com farinha de centeio, sementes de girassol e naturalmente fermentado); o de centeio; e o de grãos finos (feito com linhaça escura e clara, gergelim e girassol em um mix de farinhas leves). “Os pretzels doces e salgados ficam ótimos com cervejas artesanais”, indica Leandro. Haverá ainda baguetes, ciabatas, e croissants.

Para quem segue dietas restritivas e adota estilo de vida mais saudável, a casa vai trabalhar com produtos sem lactose e glúten, além de veganos e vegetarianos. “Haverá ainda a possibilidade de comprar os pães congelados para preparar em casa”, afirma o sócio.

 

Fotos: Victor Rocha
Sanduíche Dusseldorf: pão alemão de centeio, abacaxi caramelizado, geleia de abacaxi, molho da casa e hortelã

 

Produção própria e empório
No endereço terá também empório e cafeteria, com opções para fazer uma boquinha rápida, como sanduíches. Entre os destaques, o Munique (pãozinho de semente de abóbora, salsichão vermelho, mostarda adocicada, queijo fundido, cebola crispy, molho da casa e salada); o Berlim (pão integral de centeio, joelho de porco à pururuca, queijo mussarela, repolho roxo agridoce, molho dijon e salada; e o Dusseldorf (pão alemão de centeio, abacaxi caramelizado, geleia de abacaxi, molho da casa e hortelã).

A fabricação própria da marca será voltada para delícias como cucas, strudels e stolens (massa doce recheada com frutas secas e cristalizadas). “Os doces alemães são muito leves e tem um dulçor discreto, enquanto o brasileiro gosta de sobremesas mais açucaradas. Então vamos fazer receitas adaptadas para o paladar do brasiliense, como a cuca de banana com doce de leite, a de morango com chocolate e a de cereja”, explica Carol.

O bolo de queijo quark cremoso, chamado de Käsekuchen, será feito com matéria-prima produzida próximo a Goiânia por um suíço. “É um primo do cheesecake e uma das nossas grandes apostas”, indica. Patês, geleias e manteigas saborizadas produzidas no espaço completam o mix.

Agora, se a vontade é levar um pouquinho da experiência europeia para casa, a padaria venderá produtos diversos: mostardas, chocolates, biscoitos, cervejas, espumantes, além de vinhos alemães.

8 imagens
Munique – pãozinho de semente de abóbora, salsichão vermelho, mostarda adocicada, queijo fundido, cebola crispy, molho da casa e salada
Dusseldorf – pão alemão de centeio, abacaxi caramelizado, geleia de abacaxi, molho da casa e hortelã
Brandenburg Lemonade – Bulleit Bourbon, limão-siciliano, mel, flor de laranjeira, gengibre, hortelã e citrus
Pães alemães
Fachada da Berlim Casa de Pães
1 de 8

Cafeteria – cappuccino com wafer de caramelo e calda de chocolate

Fotos: Victor Rocha
2 de 8

Munique – pãozinho de semente de abóbora, salsichão vermelho, mostarda adocicada, queijo fundido, cebola crispy, molho da casa e salada

Fotos: Victor Rocha
3 de 8

Dusseldorf – pão alemão de centeio, abacaxi caramelizado, geleia de abacaxi, molho da casa e hortelã

Fotos: Victor Rocha
4 de 8

Brandenburg Lemonade – Bulleit Bourbon, limão-siciliano, mel, flor de laranjeira, gengibre, hortelã e citrus

Fotos: Victor Rocha
5 de 8

Pães alemães

iStock
6 de 8

Fachada da Berlim Casa de Pães

Vinícius Santa Rosa
7 de 8

Projeto criado pela Bloco Arquitetura

8 de 8

O casal Caroline Lara e Leandro Veras

Vinícius Santa Rosa

Drinques de café e gim
Quem assina a carta de drinques da Berlim é o premiado mixologista Gustavo Guedes. Após estudar os sabores alemães, o craque buscou referências de harmonização entre ingredientes brasileiros e cafés. “O paladar germânico é bem diferente do nosso, por isso adaptei algumas receitas”, explica.

No cardápio, os destaques são o Tiramisu Martini (café expresso, Baileys, vodka e marshmallow tostado); German Coffee (Johnnie Walker Black Label, café expresso, licor de café, xarope de canela, angostura bitters e espuma de leite com noz moscada); Expresso Negroni (gim Tanqueray London Dry, vermute com infusão de café, mix de amaros com nibs de cacau e dash de licor de café); Cold BrewTonic (gim Tanqueray no.10, brewed coffee, cordial de laranja com cardamomo e água tônica); Colônia Spritz (espumante, Aperol, redução de amora com pinot noir, limão-siciliano, alecrim e flor de sal); Brandenburg Lemonade (Bulleit Bourbon, limão-siciliano, mel, flor de laranjeira, gengibre, hortelã e citrus); Café Romano (com toque de Nutella e raspas de limão); e Cafeteria (cappuccino com wafer de caramelo e calda de chocolate).

Vinicius Santa Rosa
Projeto da Berlim: moderno com tons europeus

 

Ambiente moderninho
Com vista panorâmica para o Lago Paranoá e a Esplanada dos Ministérios, a Berlim tem projeto assinado pelos arquitetos Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco (Bloco Arquitetura), responsáveis pelo visual de endereços como Varanda Pães Artesanais, Authoral e Ricco Burger.

“Eles pensaram o projeto para uma casa de pães com pegada moderna, como é a cidade de Berlim. As referências vêm do tradicionalismo alemão com toques de marcenaria”, explica Carol. O casal já pensa em expandir a marca para o Plano Piloto e Águas Claras.

Berlim Pães
Na subida da QI 23 do Lago Sul, Bloco E, lojas 28/44. O espaço vai operar diariamente, das 7h às 22h, com opções de café da manhã e lanche da tarde

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?