metropoles.com

O que o sushi tem a ver com o sunonomo? Aprenda o bê-a-bá da cozinha japonesa

Para desafazer o nó na cabeça dos menos familiarizados com a culinária nipônica, chamamos Marcelo Teixeira, consultor-chef da rede Sushiloko, para explicar o que é cada um dos pratos mais famosos dessa cozinha oriental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Depois da breve “aula” sobre culinária mexicana proporcionada pelo chef David Lechtig no último domingo (28/2), recorremos a Marcelo Teixeira, consultor-chef da rede Sushiloko, para fazer o mesmo com a culinária japonesa. Afinal, nem todo mundo consegue distinguir o que um uramaki de um niguiri — embora não deixe de comê-los com prazer.

É verdade que por aqui a cozinha nipônica tem uma particularidade: o grande número de bufês, nos quais nem é preciso pedir o prato pelo nome. De qualquer maneira, é bom saber o que é o quê para não se sentir completamente perdido quando tiver em mãos o cardápio de um restaurante japonês.

Sashimi
Este é o mais fácil de identificar: são fatias de peixe ou frutos do mar que você pega com os palitinhos ( ) e imerge em molho shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz-forte). Os mais encontrados por aqui são os de atum (maguro), salmão (sake) e atum (toro). Mas há também os de lula (ika) e polvo (tako), entre outros.

Sushi
É o bolinho de arroz japonês coberto ou recheado por peixe ou frutos do mar, crus ou cozidos. Há vários tipos de sushi. Os mais populares por aqui são o niguiri e o uramaki — sobre os quais explicamos melhor abaixo  E também o temaki. Sim! O cone de alga recheado com arroz e outros itens (a critério do chef) também é um tipo de sushi.
.Michael Melo/MetrópolesNiguiri
É o bolinho ovalado de arroz, coberto por fatias de peixe cru — geralmente salmão, como o da foto acima, ou skin (pele de salmão grelhada), ou atum, camarão, lula, polvo… Em alguns lugares fazem doce, com goiabada e frutas, mas trata-se de uma subversão da receita original. Tudo é preso com uma fita de nori (alga).

Michael Melo/MetrópolesUramaki
É sushi enrolado com uma esteirinha de bambu, com a alga por dentro e o arroz por fora, salpicado com gergelim torrado. Nas versões hot, para pessoas que não gostam de comida crua, o uramaki é empanado com farinha pamko e frito. Na verdade, o uramaki é uma das três variações de um tipo de suhsi, o makisuzhi — as outras são o futomaki (enrolado grande) e o hosomaki (rolinho fino, geralmente feito com apenas um recheio).

Michael Melo/MetrópolesHarumaki
É a casquinha feita com farinha de trigo, água e sal e frita na frigideira. Recheada com legumes ou carne (bovina, suína ou de frango), se torna o conhecido rolinho primavera (foto acima).

Michael Melo/MetrópolesMissoshiro
É uma sopa quente à base de soja, que pode ser servida em diversas versões. No Sushiloko, ela é feita com kani, cebolinha e hondashi (tempero oriental). Costuma ser servido em uma cumbuca.

Michael Melo/MetrópolesJyo
É um bolinho envolvido quase completamente pela proteína, mais comumente feito com salmão. Podem ser adicionadas coberturas como salmão, cream cheese e cebolinha; somente camarão ou salmão, alho-poró e cream cheese.

Michael Melo/Metrópoles

Sunomono
Conserva de pepino feita com vinagre, açúcar e sal. Diferente do picles, ele fica levemente adocicado. O pepino é cortado em fatias bem finas e servido na cumbuca. Pode-se acrescentar salmão (como na foto acima), camarão ou os dois.

Michael Melo/Metrópoles

Gyoza
Espécie de pastelzinho de origem chinesa, mas adotado pela cultura japonesa. Faz-se uma base de harumaki, fechado como se fosse uma trouxinha. Recheia-se com lombo suíno ou outro sabor de preferência. Na rede Sushiloko é vendido frito, mas o original é cozido no vapor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?