metropoles.com

O Francês voltou: chef abre rôtisserie focada na cultura do churrasco

O cozinheiro brasiliense conta a própria história no novo menu, que trará, a princípio, os preparos brasileiro e americano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
1172798_279844942190845_2550561369707072022_o
1 de 1 1172798_279844942190845_2550561369707072022_o - Foto: Facebook/Reprodução

Depois da opção de tornar seus hambúrgueres disponíveis somente por delivery, o chef Felipe Evangelista – conhecido entre amigos e clientes como Francês – decidiu alçar novos voos. O brasiliense vai aproveitar os espaços de suas antigas casas, os vizinhos Hamburgueria do Francês e Macunaíma’s, para um novo empreendimento. A Rotisserie Francês já funciona em sistema de soft opening, de terça a domingo.

O restaurante traz um conceito um pouco mais refinado que o da hamburgueria: o chef elaborou o menu pensando em sua própria história dentro da cozinha.

“Só falta mudar o couvert, adicionar um pão de queijo feito com a receita da minha mãe. As entradas são inspiradas na cozinha mineira, que é a tradição aprendida em casa. Depois, ainda tem os hambúrgueres mais famosos feitos pela gente nos últimos anos. A fase nova está representada no conceito do churrasco. Contei minha trajetória no menu”, descreve o cozinheiro.

De início, Francês vai disponibilizar duas tradições churrasqueiras, a brasileira e a americana. A primeira é bem tradicional: frango, linguiça toscana e cortes bovinos comumente encontrados no churrasquinho de domingo. Para acompanhar, vinagrete, farofa e arroz. A versão americana é feita lentamente, em baixa temperatura, com carnes consideradas menos nobres. A ideia é a proteína sair desmanchando da churrasqueira.

Esse processo, aliás, é o usado na costelinha de porco da casa. “Afirmo com toda certeza que é a melhor de Brasília, pois é feita num pit com lenha de verdade e leva nove horas para ficar pronta”, diz o chef. Ele quer, ainda, introduzir mais três modalidades de churrasco.

O trabalhoso método coreano usa uma churrasqueira pequena específica para o preparo e vem acompanhado, tradicionalmente, do kimchi, um fermentado de repolho apimentado. O chef já está fazendo testes com a iguaria em casa.

Francês vai trazer ainda para sua loja o yakitori, tradicional churrasco japonês, e também vai usar as tradições gaúcha, argentina e uruguaia: grandes peças na parrilla temperadas somente com sal grosso.

Ainda tem burguer
Para os aficionados da antiga hamburgueria, há três hambúrgueres do menu original: Jack and Cheddar, Candied Bacon e o Vegano. Mas Francês quis elaborar um sanduba novo, para compor a história do cardápio.

A novidade leva 150g de hambúrguer de angus, gema de ovo curada e defumada, e queijo reblochon, uma variedade francesa difícil de encontrar no Brasil. O preço é salgado: R$ 50. “Fiz sem dó, escolhi os melhores ingredientes. Esse é para concorrer com os melhores da cidade”, comenta o cozinheiro.

Rotisserie Francês
409 Norte, Bloco B. De terça a sexta, das 18h às 23h. Sábado e domingo, das 13h às 22h

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?