Niguiri, sashimi ou temaki? Saiba a diferença entre os pratos japoneses
Popular no Brasil, o sushi é um dos queridinhos, mas ainda gera dúvidas entre os apaixonados pela culinária
atualizado
Compartilhar notícia
Popular entre os brasileiros, a comida japonesa já é um dos xodós nos centros urbanos quando o assunto é cozinha internacional. Afinal, quem nunca foi chamado pelos amigos ou saiu com a família para comer aquele sushi “de lei”?
Segundo uma pesquisa do site Groupon, o sushi é a segunda comida preferida no Brasil, perdendo apenas para o churrasco e ficando na frente até da tradicional feijoada. De acordo com o estudo, o prato também faz sucesso em outros países da América Latina: na Argentina, Chile e México.
Contudo, nem todo mundo que gosta (ou está começando a gostar) sabe diferenciar os tipos de pratos que há nessa culinária. Para te ajudar a saber tudo sobre, o Home Sushi Home, rede de franquia de delivery de comida japonesa, explicou ao Metrópoles um pouco sobre cada um. Confira:
Hossomakis
Esta receita é feita com arroz e recheio de alga marinha. O termo “hosso” significa fino e o restante “maki” equivale a enrolado. Portanto, é algo enrolado e fino. É importante salientar que, dependendo do ingrediente, o prato pode ter outro nome, como, por exemplo, se o recheio for de salmão é conhecido como shake maki, se for de pepino, kapa maki e assim por diante.
Shashimi
Esta é uma opção com fatias bem fininhas de peixe cru ou frutos-do-mar. Com diversas possibilidades de peixes para compor a receita, há ainda variações nos cortes. Você pode se deliciar com peixes oriundos de água salgada, ou seja, do mar, bem como de água doce, isto é, peixes de rios e lagoas.
Além disso, há receitas de sashimi com lula, salmão, atum, camarão, polvo, entre outros. Geralmente, esse prato recebe o tempero de shoyu ou de raiz forte, o famoso Wasabi.
Uramakis
O Uramaki é um prato que leva arroz em cima da folha de nori, um tipo de alga, fatias de peixes e/ou outros elementos. A receita demanda que tudo seja enrolado de modo que o arroz permaneça do lado de fora.
Na verdade, Ura significa “fora”. Por isso, esse cuidado todo com o visual do prato. Geralmente, a refeição engloba gergelim que possui função dupla: embelezar o prato e também conceder um gosto diferenciado.
Niguiri
Este é um dos nomes da comida japonesa que cai muito bem para aqueles que estão planejando a sua primeira experiência. Afinal, o Niguiri se caracteriza por ser uma porção pequena de arroz contando com pedaços de peixes e outros frutos-do-mar por cima.
Essa cobertura pode abranger o salmão, o camarão, o atum, o polvo e até a lula. A escolha fica sempre por conta do cliente, que pode iniciar com ingredientes mais usuais e gradativamente ter contato com elementos mais exóticos.
Temaki
Esta é uma alternativa bastante popular entre os brasileiros e que chama muito a atenção pelas variações que tendem a agradar todos os paladares. O temaki é um cone de algas com várias possibilidades de recheio: arroz, peixe cru, legumes e até frutos-do-mar. Mas, não para por aí, não! É possível ter versões com salsinha, cream cheese, kani e muito mais!