metropoles.com

Não tolera coentro? Confira dicas de como substituir o sabor da erva

Associar o gosto da hortaliça ao sabão pode ter relação com carga genética, mas é possível driblar o problema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
WhatsApp Image 2017-07-10 at 18.53.08(1)
1 de 1 WhatsApp Image 2017-07-10 at 18.53.08(1) - Foto: iStock

O coentro é um dos ingredientes mais polêmicos da culinária brasileira. Para alguns, trata-se de uma hortaliça aromática de sabor refrescante. Para outros, não passa de sabão. Parte importante de pratos como o ceviche, a carne de sol nordestina e o caldo verde, o coentro já foi alvo de diversos estudos que tentaram compreender o motivo de tanta repulsa por algumas pessoas.

2 imagens
1 de 2

iStock
2 de 2

iStock

Em artigo publicado na revista científica Nature, o pesquisador da Universidade de Chicago (EUA) Nicholas Ericksson afirma que o gosto de sabão associado ao coentro está ligado a componentes genéticos.

Em sua pesquisa, Ericksson identificou duas variantes genéticas ligadas à percepção de coentro, a mais comum envolvida na detecção de cheiros. Quem odeia o tempero verde, normalmente tem hipersensibilidade ao aldeído, composto orgânico muito presente na erva.

O cheiro do aldeído, que também está presente na baunilha e na canela, pode se assemelhar à sabão para as pessoas que carregam o gene da hipersensibilidade. Uma vez que o sabor dos alimentos está intimamente ligado ao cheiro. Daí vem a repulsa ao coentro.

Curiosamente, em regiões do planeta onde o coentro é menos comum na gastronomia, a chance de a pessoa carregar a predisposição a não gostar da comidinha é maior: judeus, europeus e afro-americanos, por exemplo.

3 imagens
1 de 3

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 3

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 3

Daniel Ferreira/Metrópoles

O chef peruano Marco Espinoza, do Taypá, gosta, e é muito íntimo, da hortaliça. “Usamos uma média de 40 maços inteiros de coentro por semana no restaurante”. Porém, ele também tem seus fantasmas em volta da erva: sua esposa é alérgica e não aprecia o sabor do verdinho.

Espinoza afirma se sair bem nessas situações. “É possível usar o manjericão e a salsinha em alguns casos, mas é claro que vai alterar o sabor”, afirma.

Espinoza cita algumas dicas e curiosidades relacionadas ao coentro:

1- Ele é categórico: não é possível substituir o sabor do coentro, pois é muito forte e particular. “Não dá para maquiar o gosto com outras ervas, mas dá para disfarçar a apresentação. Já testei uma infusão de coentro, que pega só o sabor. Como não dá para ver na apresentação do prato, a maioria das pessoas nem nota. Muitos, inclusive, que dizem não gostar, comem sem problemas.”

2- Além da infusão, outra forma interessante de mudar o visual é macerar a erva e retirar seu suco. Espinoza cita uma técnica mais específica: amassar o coentro, deixar em molho com limão e coar a mistura. Assim, fica só o sabor de forma suave.

3- Uma curiosidade também citada pelo chef diz respeito ao ceviche. O original, tradicionalmente peruano, não leva coentro.

4- Marco Espinoza avalia que o bom senso sempre ajuda. “É um sabor particular, mas é possível retirar o ingrediente de algumas preparações sem perder muito no resultado final”.

3 imagens
Ceviche do Mazutan
Ceviche do Cru Balcão Criativo
1 de 3

Arroz de pato peurano, com muito coentro

iStock
2 de 3

Ceviche do Mazutan

Telmo Ximenes/Divulgação
3 de 3

Ceviche do Cru Balcão Criativo

Rafael Lobo Zoltar Design/Divulgação

5- Apesar da ausência da hortaliça na receita original do ceviche, ele conta que alguns pratos do Peru chegam a ser verdes, tamanha a quantidade do coentro. Um deles é o arroz de pato.

6- Assim como no Brasil, em que é encontrado com facilidade em todos os mercados, os peruanos também consomem muito o tempero aromático. O chef diz ser algo cultural. “Em outros países hispânicos, como Espanha e Argentina, quase não se acha. Não é comum.”

7- Por último, uma dica de substituição: as folhas de laranja podem lembrar algumas notas gustativas (não aromáticas) do coentro. Claro, com moderação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?