Morre o chef Luigi Benegiamo, que comandava a Trattoria 101
O cozinheiro italiano radicado em Brasília lutava contra uma forma agressiva de câncer
atualizado
Compartilhar notícia
O chef italiano Luigi Benegiamo, radicado em Brasília, morreu nesta quarta-feira (25/4). O cozinheiro comandava o restaurante Trattoria 101, estabelecimento localizado no Sudoeste. Há um ano, ele lutava contra uma forma agressiva de câncer. Benegiamo deixa esposa, filha e neto.
A história do cozinheiro no Trattoria 101 começa em 2002, quando o local ainda se chamava Armazém 101. Cliente fiel da casa, Benegiamo comprou o restaurante e o repaginou, mudando o nome da fachada e ampliando o cardápio.
Nas redes sociais, diversos amigos de Luigi prestaram homenagens ao chef. Informações sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulgados.“A casa é e sempre será a mesma, uma típica cantina italiana”, costumava dizer Benegiamo.
Bem perto da tradição
Logo depois de comprar o restaurante, Benegiamo adicionou ao cardápio combinações de massa e proteína, como o filé à parmegiana com fettuccine Alfredo (o da Trattoria não leva creme de leite).
Apaixonado pelas receitas com gorgonzola e espinafre, ele usou esses recheios para criar o fusilli que leva seu nome.
Entre a comida e os motores
O italiano – nascido em Puglia, porém criado em Monza – veio para o Brasil na década de 1990, por causa da profissão de engenheiro mecânico. Ele trabalhava com carros de corrida desde 1977.
Aqui, ainda mantinha todo o conhecimento e interesse por velocidade, mesmo no comando da Trattoria há tantos anos. As duas paixões andavam de mãos dadas com tamanha frequência, que, por um longo tempo, o italiano cozinhou para o time da equipe de corrida na qual trabalhava, em sua terra natal.