Martina Kist Bacher recria a clássica torta alemã em variados sabores
Württemberg Tortas já é sucesso na Capital. Entre seus clientes, grandes políticos e blogueiros famosos, como Hugo Gloss
atualizado
Compartilhar notícia
“Comida boa é a caseira, vinda do amor pela família e das tradições”. As palavras são de Martina Kist Bacher, e sempre permeiam seu trabalho. Suas tortas alemãs fazem uma Brasília mais doce.
Proprietária da Württemberg Tortas, Martina faz questão de preparar cada uma das encomendas. São tantos pedidos, que em um único dia ela chegou a preparar 24 unidades de mais 1kg cada.
A receita utilizada é bem tradicional, passada de mãe para filha.
Descendente de alemães, Martina Kist Bacher garante que o doce é muito consumido naquele país: “Cresci no meio das tradições germânicas, e sempre vi minha avó, que fala fluentemente alemão, fazendo a receita. Sigo tudo até hoje”.
De acordo com ela, em Brasília chamam de torta alemã a que possui a base da massa feita com biscoito de amido. Todavia, a receita original é somente de creme de baunilha com chocolate. Os outros sabores são invenções, não podendo ser plenamente considerados alemães.
Doce na medida certa
Uma das características marcantes do sabor é a medida de açúcar. É possível comer mais de uma fatia sem enjoar. O creme de baunilha, segundo Martina, é feito com precisão. As camadas são bem distribuídas, e o biscoito macio. É possível sentir os sabores de forma equilibrada. Mesmo os mais fortes, como café e Nutella, não sobressaem tanto.
As tortas são feitas por encomenda (que deve ser feita com ao menos um dia de antecedência), e à pronta entrega. A cozinha fica no Sudoeste.
Sigo a receita que aprendi, pois é importante manter a consistência e a proporção certa dos ingredientes. Não há espaço para excessos
Martina Bacher
No cardápio há 13 sabores: torta alemã tradicional, doce de leite, doce de leite com chocolate, brigadeiro preto, brigadeiro branco, Ovomaltine, chocolate com café, meio amargo, Nutella, leite Ninho, leite Ninho com Nutella, Suflair e Sonho de Valsa.
Os preços e tamanhos variam. A menor serve de seis a oito pessoas. A pequena (1kg) sai a R$ 50 e a maior (2,9kg) pode chegar a R$ 145. Alguns sabores, como a de leite Ninho com Nutella, podem sair um pouco mais caras. Guardadas na geladeira, elas podem ser consumidas em até cinco dias.
De casa para o mundo
Tudo começou despretensiosamente, em casa. Martina preparou a torta para a família, como sempre fazia. Acabou levando a sobremesa para um piquenique feito pelas mães do local onde mora. No mesmo dia veio a primeira encomenda.
“Foi um susto. Não achei que fosse fazer sucesso. Eu simplesmente não tinha ideia de como começar, onde comprar embalagens ou que preço cobrar… Fiz tudo do zero, e com muito esforço aprendi a tocar o negócio na prática”.
Incentivada pelo marido, ela persistiu e fez da paixão familiar uma boa forma de renda. Há dois anos Marina abre sua cozinha todos os dias, e prepara dezenas de tortas como se cada uma fosse para sua família.
Württemberg Tortas
CLSW 504, Bloco A, Sala 12, Sudoeste. Encomendas pelo telefone ou WhatsApp: 95055208. Diariamente, 9h às 18h.