metropoles.com

Jornalista Rodrigo Caetano faz em casa jantares para até seis pessoas

O jornalista vai mostrar suas habilidades culinárias no projeto Kitchen11, com encontros mensais descontraídos, regados a bate-papo e música

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Rodrigo Caetano
1 de 1 Rodrigo Caetano - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Rodrigo Caetano adora cozinhar. Qualquer atividade que faça nas horas vagas de seu ofício de jornalista tem a ver, de alguma forma, com a comida: experimentar ingredientes e receitas, conhecer restaurantes, mercadinhos e empórios da cidade, viajar com um roteiro gastronômico em mãos, folhear algum dos mais de 80 livros de culinária que coleciona…

Há oito anos resolveu compartilhar essa paixão publicamente, criando o blog Gastronomix, que com o tempo deixou de ser um blog pessoal para se tornar um boletim informativo do mundo gastronômico. “Do mundo”, literalmente, já que ali é possível encontrar dicas de restaurantes e bares desde a pequena cidade de Siem Reap, no Camboja, à mineira Tiradentes.

Felipe Menezes/Metrópoles


Mesa para seis

No início deste ano, Rodrigo se mudou de um apartamento menor, no Sudoeste, para outro mais amplo, na Asa Norte. O projeto de reforma do novo imóvel já previa o espaço adequado para seu novo plano: uma copa e cozinha integrados, onde pudesse mostrar suas habilidades culinárias em jantares para pequenos grupos.

Esse plano começa a ser posto em prática no próximo dia 13/8 (sábado), quando ele recebe o primeiro grupo de seis pessoas para experimentar um menu mediterrâneo de cinco etapas.

Não tenho, em princípio, nenhuma intenção de encarar isso como um negócio. A ideia é poder conhecer pessoas interessadas em gastronomia, trocar ideias, receber outros chefs para cozinhar, combinar esses jantares com oficinas culinárias ou de drinques, por exemplo

Rodrigo Caetano, jornalista e chef

Bastou Rodrigo anunciar o primeiro jantar em sua página no Facebook para chover interessados em participar. Não demorou para que três grupos fossem formados. Mas a intenção é que a periodicidade seja mensal. O segundo encontro já tem data marcada, dia 3 de setembro, e o menu será tailandês — culinária pela qual é particularmente apaixonado.

Onde fica o Kitchen11?
O projeto tem um nome curioso, Kitchen11. É que o apartamento anterior, no Sudoeste, era de número 311. Por conta disso, Rodrigo pôs na porta uma placa com o número 11, pouco depois, enfeitou a entrada com outra plaquinha, onde estava escrito “Kitchen”. Daí passou a postar no Facebook as fotos dos pratos que fazia com a hashtag #kitchen11. “Onde fica esse restaurante?”, muita gente perguntava.

Eis que finalmente o Kitchen11 será aberto. Mas não é exatamente um restaurante, é um lugar “para receber amigos em clima descontraído, bater papo e, é claro, comer e beber”, descreve Rodrigo Caetano. Para executar o plano, ele conta com o auxílio de Daniel Bittar, com quem divide o charmoso imóvel na Asa Norte.

Além de ser fera no mise en place, Daniel é quem prepara a trilha sonora para cada noite. Essas aliás, estarão acessíveis mesmo a quem não conseguir agendar uma noite no Kitchen11, basta acessá-las no perfil dele no Spotify. E o que faz para marcar uma ida ao Kitchen11? Tem que contatar o Rodrigo pelo 99961-3021 ou por meio do perfil dele no Facebook, onde também são divulgados os menus de cada encontro.

Confira o cardápio do jantar inaugural, preço e regras sobre vinho:

Entradinhas
– Brusqueta de abobrinha, alecrim, limão siciliano
– Salada de melancia, queijo de cabra, agrião, hortelã

Entrada
– Mini shakshuka (molho de tomate natural temperado com ovo de codorna) + baguete sourdough (fermentação natural)

DivulgaçãoPrato principal
– Polvo com páprica picante, húmus, salada de coentro e salsa e limão galego

Sobremesa
– Ganache de chocolate amargo, Cointreau e raspas de laranja

Incluídos água sem gás e café coado

Preço: R$ 120 por pessoa

Há opção de harmonização com vinhos, por mais R$ 60
Sequência: Espumante Garibaldi Brut + Goulart M The Marshall Barrancas Malbec 2013 + Las Torres Reserva Gewürztraminer 2015

Ou você pode levar o seu próprio vinho, sem custo de rolha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?