metropoles.com

Geléia conquista o Plano Piloto com seus food trucks, mas quer ir além

Contêineres em postos de gasolina são a próxima investida do empresário, que começou com hot-dog no Gama e hoje faz sucesso com hambúrgueres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Alexandre Santos, Geléia
1 de 1 Alexandre Santos, Geléia - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Dos food trucks que passaram a circular por Brasília nos últimos três anos, o Geléia Burguer aparece como um dos mais populares. Tanto que já ganhou uma loja em Águas Claras e até maio terá mais dois pontos fixos. Serão contâineres em postos de gasolina (endereços ainda não confirmados).

No entanto, o que pouca gente sabe é que bem antes da onda de food trucks chegar ao Plano Piloto, Alexandre de Souza Santos já tinha conquistado clientelas no Gama, Santa Maria, Samambaia e Valparaíso.

Alexandre é o Geléia que dá nome ao truck. O empresário de 43 anos prefere que o chamem sempre pelo apelido, ganhado quando ainda era taxista. Em 2004, ele largou o volante para abrir um cachorro-quente em sua cidade natal, o Gama, batizado Dog do Geléia.

3 imagens
Serão dois novos pontos fixos, em postos de gasolina
Vista interna do contêiner
1 de 3

Projeto dos contêineres que devem ser abertos até maio

Acervo Pessoal
2 de 3

Serão dois novos pontos fixos, em postos de gasolina

Acervo Pessoal
3 de 3

Vista interna do contêiner

Acervo Pessoal


“Comendo pelas beiradas”
Ao longo de 11 anos, o Dog se espalhou por outras quatro cidades. Enquanto não realizava o sonho de chegar ao Plano Piloto, Geléia ia “comendo pelas beiradas”, como diz André Hallanne, sobrinho e coordenador de atendimento da rede de hamburguerias.

“Se um sanduíche está mal montado, ele manda voltar. Depois de mim, é quem sabe de tudo”, afirma Geléia. Aliás, o ex-taxista não nega o crédito a suas parcerias. Uma delas, essencial, foi a que fez com o amigo Jerry Omar Correia, assassinado em agosto do ano passado.

Dono de pizzaria, também no Gama, Jerry resolveu investir em food truck em 2015 e convenceu o amigo a ir junto. Mais que isso, deixou com ele 18 receitas de hambúrgueres testadas. Uma herança que Geléia ainda nem explorou totalmente — serve nove na loja de Águas Claras; quatro nos trucks.

3 imagens
Pão preto, maionese de alho e cebola caramelizada fazem sucesso entre os clientes
O sobrinho André na loja de Águas Claras: braço-direito
1 de 3

Geléia e os três food trucks (um quarto, é usado só para eventos fechados)

Giovanna Bembom/Metrópoles
2 de 3

Pão preto, maionese de alho e cebola caramelizada fazem sucesso entre os clientes

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 3

O sobrinho André na loja de Águas Claras: braço-direito

Daniel Ferreira/Metrópoles

Paladar aguçado
“Não sei cozinhar, mas tenho paladar”, afirma. E é com o paladar que ele controla a qualidade do que serve aos clientes. “Depois de ter oito lojas, e fechar três ou quatro, aprendi que tinha que ter um padrão e não cada uma funcionando de um jeito”, ele conta.

Montou então uma central de produção, onde pode ser encontrado diariamente. Ali são preparados a carne, os pães, as maioneses (normal e de alho) e a cebola que chega caramelizada ao sanduíche. “Tudo fresco, feito dia a dia. Isso era uma coisa em que o Jerry insistia”, ressalta o empresário.

Ele reclama para si o pioneirismo do hambúrguer com pão preto e cebola caramelizada. Diz que depois todo mundo começou a fazer. “Mas igual ao nosso não tem”, propagandeia, com o orgulho de quem serve 60 mil hambúrgueres por mês.

As contas quem faz é Kátia Pires, 34 anos, a esposa, uma ex-enfermeira que tirou o uniforme branco para ajudar o marido quando ele se tornou empreendedor do ramo de comida. “Boleto, nota fiscal, isso é com ela. Kátia é o coração de tudo. Sem ela eu ainda estava num carrinho de cachorro-quente”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?