Ganhador do Nobel “treta” com chefs ao ensinar como cozinhar macarrão
Giorgio Parisi, ganhador do Prêmio Nobel de Física, deu dicas no Facebook de cozimento do macarrão sem gastar muito gás
atualizado
Compartilhar notícia
Em tempos de pouco dinheiro, a solução é encontrar alternativas para economizar. E os italianos já começam a usar a imaginação (e a ciência) para evitar as altas contas de luz e gás. O italiano Giorgio Parisi, ganhador do Prêmio Nobel de Física, disse ter a “solução” para cozinhar massas sem gastar muito: desligar a chama antes do tempo completo de cozimento.
À primeira vista, a ideia pode parecer maluca, mas não é. O cientista afirmou, em um post feito no Facebook da Universidade Sapienza, de Roma: “Depois de ferver a água, jogue o macarrão na panela e espere dois minutos, tampe e desligue o fogo”, diz a postagem.
“Basta usar uma tampa e calcular um minuto a mais no cozimento do macarrão. Se for de 8 minutos, deixe cozinhar por 9. Isso faz com que economizemos oito minutos de gás por dia”. O prêmio Nobel de Física ainda acrescenta: “O mais importante é manter a tampa bem encaixada, pois o calor evapora rapidamente. Depois que a massa ferver, coloque o gás no mínimo para que a massa ferva aos poucos sem muito consumir gás”, indaga.
Mas ele reitera: “A opção mais econômica é desligar, como sugerido por esse post. Obviamente, desta forma, você consome ainda menos e o macarrão cozinha de qualquer maneira”.
Chefs não gostaram da recomendação
Mas nem todo mundo ficou satisfeito com as recomendações. Wasfi Mesieha, chef de um restaurante italiano em Roma, disse à Euronews que a massa continuará cozinhando se a chama for desligada, mas “muito mal”.
Já o chef Vincenzo Feola relatou à Deutsche Welle emendou que, quando o macarrão é cozido sem o fogão ligado, ele não fica com a consistência certa, se torna pegajoso e com gosto de cozimento excessivo.