Ex-Masterchef, Brissa Ioselli conquista seguidores com receitas saudáveis
De sopa à sobremesa, a influenciadora mostra como é possível se alimentar bem sem deixar de lado os prazeres que a comida proporciona
atualizado
Compartilhar notícia
Comer de forma saudável é um hábito que atrai cada dia mais gente mundo afora. Com movimentos que reforçam o amor próprio e a crise de saúde, as pessoas entenderam que se alimentar melhor pode interferir em diferentes aspectos da vida. Além de ser sempre uma forma de autocuidado. E foi para se cuidar que Brissa Ioselli começou a aprender receitas saudáveis.
“Tive um problema de saúde que mudou completamente o meu estilo de vida. Antes eu me alimentava mal, não fazia exercícios. Quando descobri que minha saúde estava em jogo, resolvi mudar”, conta a influenciadora em entrevista exclusiva ao Metrópoles. De acordo com Brissa, os novos hábitos a deixaram mais disposta e ajudaram na melhora do organismo. “Por isso resolvi compartilhar. Queria ajudar as pessoas a mudarem de vida também e viverem melhor, com mais saúde e vitalidade.”
Assim, ela começou a divulgar no Instagram e no YouTube as receitas que fazem parte do dia a dia dela. Com seus talentos, Brissa passou pelo Masterchef em 2018 e hoje conta com um fandom de mais de 820 mil pessoas que acompanham o trabalho e a vida dela.
Coma bem, sem pagar caro
Mas você realmente sabe o que é ser saudável? Ela ressalta que muitas pessoas confundem alimentação saudável com alimentação fitness. “Ser saudável é comer de forma variada e buscar alimentos naturais. Cozinhar a própria comida ao invés de consumir produtos processados e industrializados. Enfim, comer comida de verdade”, enfatiza.
Outro mito sobre esse tipo de rotina alimentar é o preço. É comum que as pessoas afirmem que não comem bem por ser caro, mas Brissa tem como foco mostrar que não é preciso gastar muito dinheiro para se alimentar de forma saudável.
“No meu perfil sempre dou opções de ingredientes acessíveis. Além disso, as pessoas precisam entender que comer saudável não é comprar um monte de produtos ‘sem açúcar’, mas sim fazer a própria comida e priorizar frutas, verduras e legumes.”
Quando o assunto é comida de verdade, é preciso observar que a pandemia do novo coronavírus resgatou um bom hábito: cozinhar em casa. A ex-Masterchef ressalta que as pessoas passaram a valorizar muito mais a saúde, e lembra que o contato mais próximo com os alimentos é muito importante para uma vida mais equilibrada.
“Fico muito feliz em ver que estamos cada vez mais conscientes em relação à alimentação, mas ainda temos um longo caminho pela frente”, pontua.
Digno de Masterchef
Embora trabalhe há muitos anos com a culinária saudável, a chef revela que nem sempre é fácil chegar a boas receitas. “É bem difícil substituir alguns ingredientes, pois muitas vezes eles são a base ou dão estrutura às receitas, como o açúcar refinado, por exemplo”, conta.
Ela já criou versões saudáveis de receitas que considera deliciosas, como brigadeiro e coxinha, mas conta que nem sempre dá certo. “Às vezes, depois de vários testes, é preciso aceitar que é impossível reproduzir alguns preparos em versões saudáveis. É melhor comer a versão original com moderação.”
Na busca do equilíbrio, vale testar algumas receitas de Brissa. Ela destaca como preferidas a Pizza saudável, apelidada de Brizza pelas seguidoras; os Nuggets saudáveis caseiros e o Petit gateau, sem açúcar, lactose e glúten. Essa última, inspirada em uma receita original do chef Erick Jacquin, mas realizada quatro anos antes dela participar do Masterchef, programa no qual ele é jurado.
Ela indica
Gente como a gente, Brissa também é fã de realities e programas culinários. Na hora de escolher os preferidos, ela destaca Chef’s Table, produzido pela Netflix; Sem reservas, com o aclamado chef Anthony Bourdain, que faleceu em 2018; e Cozinha Prática com Rita Lobo, do GNT.
A influenciadora também aprecia livros e é uma grande fã do britânico Jamie Oliver. Ela recomenda as obras do chef pela praticidade e receitas que cabem no dia a dia. Mas também destaca a produção do médico indiano Deepak Chopra, Você tem fome de quê.