Entre oficinas, Polo de Modas vira centro gastronômico no Guará
Com jeitão de cidade do interior, a região reúne empreendimentos gastronômicos adorados por moradores da área
atualizado
Compartilhar notícia
Nem só de “bomba” vive o guaraense. Entre oficinas e o Polo de Modas, a QE 40, do Guará II, está florescendo como um centro gastronômico fora do Plano Piloto. A região virou casa não só de filiais de empreendimentos conhecidos no Distrito Federal, como o Johnnie Burger, mas também de restaurantes nascidos e criados por ali mesmo.
Nós visitamos a vizinhança com a intenção de fazer todas as refeições do dia, e o bairro não desapontou: do café da manhã ao jantar, tem comida para todos os gostos. O tour começou na padaria Cinco Estrelas, empreendimento original do Guará: a primeira loja foi fundada na QI 4 e está lá até hoje. A casa pertence a uma família mineira de Tiros que se mudou para o DF em 1994.
Em seguida, rumamos para o Fogão Goiano: o self-service de comida mineira e goiana foi indicação dos moradores da vizinhança. A casa pertence a uma família de paraibanos que se estabeleceu em Brasília em 1976. Para a sobremesa, optamos por um sorvete na Nosso Sabor, uma fábrica de picolés e sorvetes original do Guará.
Encerramos o passeio no Acervo Café. O charmoso cantinho tem cara de casa, com diferentes ambientes à escolha do cliente. O foco ali é a bebida, servida sempre quentinha pelos cuidadosos baristas. O estabelecimento só abre às 15h e tem uma pegada mais noturna. Apesar de a estrela ser o líquido preto, o Acervo Café dispõe de refeições e sobremesas simples e apetitosas.
Veja o vídeo:
Por lá, também tem o badalado Lampião Gastrobar. O estabelecimento reúne comida clássica de boteco, com bastante foco nos petiscos, e cerveja gelada. Além dos dotes gastronômicos, o bar reúne atmosfera amigável, recebendo público variado e se tornando um ponto de entretenimento na região.
Bairro pioneiro
O Guará foi construído em 1967, com o intuito de abrigar as famílias de servidores da Novacap. Em abril de 1969, os novos moradores chegaram e a cidade foi inaugurada. No ano seguinte, começou a construção do Guará II, inaugurado em 1972.
Conhecido pelas “bombas” – sanduíches que geralmente levam hambúrguer, queijo, salada, bacon, presunto, ovo frito e salsicha –, o Guará é uma região administrativa do DF com cara de cidade do interior. O bairro se divide entre I e II, sendo sua segunda parte com comércio mais ativo.
No fim dos anos 1990, o Polo de Modas foi criado. O local havia sido pensado como um centro de desenvolvimento econômico, focado, como ressalta o nome, na indústria têxtil. Porém, a área passou por situações de abandono e acabou virando espaço para atividades criminosas, entre elas o tráfico de drogas.
Ao longo dos anos, a região ganhou condomínios verticais, o que, de certa forma, facilitou a atração de serviços à quadra. Um dos destaques foram as lojas dedicadas à gastronomia. Bares e restaurantes ajudaram a atrair investimentos e reconfigurar a área.
Veja o serviço dos restaurantes citados:
Acervo Café
QE 40, Lote 18. De quarta a domingo, das 15h às 23h
Cinco Estrelas
AE 04, Lote G/H, Residencial Olympique. De segunda a domingo, das 6h às 23h
Fogão Goiano
QE 40, Rua 15, Número 5. De segunda a domingo, das 11h às 15h
Nosso Sabor Sorvetes
QE 40, Rua 11, Lojas 4/6. De segunda a domingo, das 10h às 22h
Lampião Gastrobar
Polo de Moda, Rua 15, Lote 2. Telefone: (61) 3301-8002. De terça a sexta, das 15h às 2h; sábado, das 11h30 às 2h; domingo, das 11h30 à 0h