Entenda a importância de Ana Maria Braga para a gastronomia atual
A apresentadora representa muito mais que entretenimento para as manhãs dos brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
Nós somos (felizmente) bombardeados com gastronomia na TV aberta atualmente: MasterChef, Top Chef, Mestre do Sabor e vários outros, mas tem uma atração que pode mudar de nome ou canal, mas sempre mantem o formato e a estrela: o programa de Ana Maria Braga. Há décadas, a apresentadora traz variedades em seu show, mas sem dúvida as receitas são a parte que atinge um público mais amplo.
Em meio a tantos programas com chefs renomados, a apresentadora se destaca tanto em audiência quanto em reconhecimento dos que a acompanham. O seu jeito extrovertido e simpático atrai a todos e seu “amadorismo” na cozinha, e falo isso como uma qualidade, a aproxima do espectador.
Ressalto que o que vou listando aqui são percepções pessoais ao longo das décadas que ela figura nas telinhas.
Sem forçar a barra
Errar e rir do erro, além de não usar técnicas profissionais para manusear instrumentos da cozinha torna sua abordagem mais acessível e menos intimidante ao cozinheiro de casa. Faça um teste com seus amigos que consomem receitas. Eles podem seguir diversos chefs, cozinheiros e etc. Pergunte a eles quantos preparos destes eles já executaram e quantos da “Namaria” botaram em prática. É quase impossível encontrar alguém que cozinhe e não tenha feito algo que viu no programa dela.
Atingir o cozinheiro doméstico é extremamente útil para o mercado profissional também. Quando a demanda começa nas casas, os insumos passam a ficar mais baratos e com mais disponibilidade também para as cozinhas industriais. No início da década de 2000 era uma dificuldade encontrar ervas frescas, especiarias, diferentes azeites e temperos. Apenas em fornecedores específicos ou empórios gourmets.
Atualmente praticamente tudo o que você precisa para um prato dos mais complexos pode ser encontrado em mercados de bairro.
Equipamentos não ficam de fora
Não só os ingredientes entram nessa, equipamentos de cozinha também. Seja nos merchans ou apenas no uso em uma receita, eles chamam a atenção quando têm utilidade real. E vários restaurantes têm esses equipamentos de uso doméstico em suas cozinhas.
Linguagem acessível
O conhecimento técnico é bonito e é necessário na carreira de chef, até mesmo para facilitar a comunicação em qualquer lugar que trabalhe. Mas, novamente, a linguagem coloquial ajuda a criar um elo entre os cozinheiros de fim de semana e a apresentadora.
Livros testados
As receitas dos livros que levam seu nome também são testadas antes de figurar neles. Não digo que são os únicos que fazem isso, mas já adianto que vários não o fazem. Adaptam receitas de outras publicações sem testar, adicionam medidas sem averiguar com certeza.
Sim, meu caro amigo. Sabe quando aquela receita que você seguiu dá ruim? Muitas vezes, a culpa não é da sua falta de habilidade.
Vida longa à Ana Maria
Só me resta aqui enaltecer e agradecer o que Ana Maria faz e continua fazendo pela gastronomia ao longo das décadas. Tendo a compará-la com uma versão nacional da americana Julia Child. Mesmo com diversos percalços pessoais, ela sempre retorna forte e feliz. Que continue sempre atraindo o pessoal para a cozinha com suas receitas acessíveis entre um quadro e outro. Nos divertimos e só temos a ganhar com isso.