Entenda a diferença entre steak tartare e carne cruda
As duas receitas conquistam fãs pelos sabores marcantes
atualizado
Compartilhar notícia
Receita de origem bárbara, o steak tartare apresenta inúmeras grafias e “nacionalidades”. Países como França, Itália, Alemanha e Polônia têm suas versões da comida – que consistem, basicamente, em carne crua (sem muita gordura) picada e temperada.
O duelo mais conhecido na gastronomia é entre a opção italiana, batizada de Carne Cruda, e a servida nos bistrôs franceses. Conheça as principais diferenças entre as duas delícias.Steak Tartare
A receita popularmente servida na França é feita com proteína bovina picada na ponta da faca (jargão usado na cozinha para dizer que os pedaços são pequeninos); temperada com mostarda, ketchup, alcaparras, cebola e finalizada com gema de ovo, também crua.
O corte mais usado é o filé-mignon. Para alguns dos gourmets mais famosos do mundo, o segredo dos melhores tartares está na textura equilibrada. De acompanhamento, peça salada de folhas e batatas fritas. Em Brasília, é possível encontrar em várias casas, como o Le Vin, localizado no ParkShopping.
Carne Cruda
Prato original do norte da Itália, precisamente da região do Piemonte, a Carne Cruda é mais rústica que o “primo” tartare. Feita com patinho, coxão mole ou filé, a receita é uma das mais pedidas no restaurante Limoncello, localizado na Asa Sul.
“Os filés são cortados em cubinhos bem limpos, sem moer a carne. O prato é temperado com azeite, sal, pimenta moída na hora e cebolas em rodelas. Servimos com torradas trufadas no valor de R$ 34”, explica Fabiany Damasceno, proprietária da casa.