metropoles.com

Efeito “Masterchef Júnior”: crianças descobrem a arte de cozinhar

Na onda do reality show, o número de atividades gastronômicas voltadas para o público infantil aumentam na cidade. Confira as opções (inclusive gratuitas) disponíveis na cidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Pequeno Chef Rubaiyat
1 de 1 Pequeno Chef Rubaiyat - Foto: Divulgação

Enquanto os adultos ficam boquiabertos com o desempenho dos concorrentes do “Masterchef Júnior”, na Band, as crianças estão se inspirando nos jovens chefs para exercitar seus talentos na cozinha. Desde a estreia do programa, tornaram-se corriqueiras as oficinas gastronômicas voltadas aos pequenos. Shoppings e restaurantes da cidade estão sendo beneficiados com a onda.

Neste mês, o Rubaiyat retomou o projeto Pequeno Chef que andava parado — na foto no alto, uma das edições anteriores. Foram abertas inscrições para uma turma de 20 alunos, de 6 a 10 anos, para uma aula no dia 28 deste mês. A procura foi tão grande que uma nova turma teve de ser formada. A oficina será no dia 5/12. Sob a tutela do chef Roberto Felizardo, as crianças aprendem a preparar um menu completo, longe de facas e de fogo — um princípio dessas oficinas.

Felipe Menezes/Metrópoles
A Cozinha do Mickey encanta os pequenos no ParkShopping

Botando a mão na massa
Os aprendizes são estimulados a se alimentar de forma saudável com uma nutricionista e logo em seguida dão início à aula. Dividido em três etapas, o curso ensina a fazer entrada, prato principal e sobremesa. Receitas como nhoque, pizza, hambúrguer e frutas com ganache de chocolate encantam a garotada. “Eles amam mexer com farinha, por exemplo. Adoram colocar a mão na massa. É surpreendente a forma como elas interagem, comenta Felizardo.

Novas turmas deverão ser formadas para o período de férias, em janeiro e fevereiro. Quem não quiser esperar até lá para iniciar na arte culinária tem como opção a oficina que a Viande Boutique de Carnes oferecerá neste neste sábado (14/11). Das 10h às 11h30, a chef da casa, Laís Fong, comanda uma aula de uma hora e meia. As crianças vão usar utensílios da linha Monster Kids Baby, da Tramontina, criada especialmente para serem usados pelas crianças — ou seja, sem o risco dos utensílios normais.

Oficina do projeto Mini Chefs, no Pátio Brasil: galinhada e cupcake no fim de semana *Luciana Suzuki/Divulgação*

Na torcida por Matheus
Outros projetos, como A Cozinha do Mickey e Mini Chefs, ajudam a disseminar a moda dos pequenos cozinheiros. O primeiro, voltado a crianças de 4 a 12 anos e realizado em um espaço montado no ParkShopping desde 24 de outubro, se encerra nesta sexta (13/11) contabilizando, até a quinta (12/11), mais de 4 mil crianças atendidas.

Joaquim Gonçalves, 8 anos, foi um deles. Fã de programas de culinária infantis, o garoto torce pelo participante Matheus, 11 anos, no “Masterchef Kids”. “Ao lado de uma amiga, e o Joaquim torce para que as crianças do programa consigam finalizar as receitas. Ele adora. Pena que as gravações são em São Paulo, se não, eu o inscrevia no reality”, diz a mãe, Indianara Gonçalves.

N’A Cozinha do Mickey, porém, as crianças não chegam a cozinhar, apenas aprendem a montar um prato saudável escolhendo entre uma variedade de ingredientes oferecidos. Diferente do Mini Chefs. Promovido pelo Shopping Pátio Brasil nos fins de semana, o projeto incentiva a garotada de 3 a 12 anos a pôr a mão na massa. Neste sábado (14/11, por exemplo, os meninos vão aprender como se faz galinhada. No dia seguinte, a receita é doce: cupcake de doce de leite.

A participante Laura chora ao ser eliminada no Masterchef na última terça *Divulgação*
A participante Laura chora ao ser eliminada no “Masterchef Júnior” na última terça *Divulgação*

Além do Masterchef Júnior
Mas o “Masterchef Júnior”, não é a única atração em cartaz atualmente na tevê que aproxima crianças e artes culinárias. As gêmeas Lara e Amanda, 6 anos, gostam do “Tem Criança na Cozinha”, do Mundo Gloob. “Mas só a Amanda se interessa mais pela culinária. À vezes, ela fica me observando cozinhar”, conta a mãe das meninas, Daniele Carvalho.

Ana Beatriz, 7 anos, é fã também do “Rainha da Cocada” e do “Que Marravilha! Chefinhos”, ambos no GNT. “Outro dia, ela pediu pimenta na comida e pus um pouco. A Ana imitou os participantes dos programas e disse com caras e bocas que a comida tinha ficado muito apimentada”, conta aos risos Sara Martins, mãe da menina. “Ela também ajuda a avó no processo de refogar o arroz e o feijão”, completa.

ONDE APRENDER

A Cozinha do Mickey
Até sexta (13/11), no ParkShopping. das 14h às 20h. Para crianças de 4 a 10 anos. Entrada franca. Informações: 3362-1301 e 4003-4137.

Oficina gourmet para crianças com a chef Laís Fong
Sábado (14/11), das 10h às 11h30, na Viande Boutique de Carnes (103 Sul, Bloco A, Loja 16). Para crianças de 7 a 11 anos. Informações: 3321-1221

Mini Chefs
Sábados e domingos de novembro, das 14h ás 18h (uma oficina a cada hora), no Shopping Pátio Brasil. Para crianças de 3 a 12 anos. Informações: 2107-7400.

Pequenos Chefs, com o chef Roberto Felizardo
Previsão de novas turmas para janeiro ou fevereiro. No Ruaiyat (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 1, Lote 1A). Informações: 3443-5000.

Oficina de cupcake natalino
Dias 14, 21 e 28 de novembro, às 15h, e dias 15, 22, e 29, às 17h. No Alameda Shopping  (CSB 02, Lotes 1 a 4, Taguatinga Sul). Para crianças de 3 a 12 anos. Informações:  3352-1234.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?